Responsável por pouco mais de 9% da eletricidade consumida no país, a energia de biomassa é aquela obtida pela queima de materiais orgânicos. Entre as fontes de biomassa mais usadas estão, o bagaço da cana-de-açúcar (que representa 78%), casca de arroz, cavaco de madeira e capim elefante, por exemplo.
No Brasil, como no resto do mundo, o uso da biomassa como fonte renovável de energia, vem através do uso de restos de madeira, bagaço de cana, lenha, carvão vegetal, dejetos de animais (como no caso do porco), álcool e outras fontes primárias de energia.
Dados divulgados pela Resenha Energética Brasileira no mesmo ano indicaram que a bioenergia corresponde a 29,9% da matriz energética do país. O maior potencial de produção de energia por meio da biomassa é na região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo.
Atualmente, o bagaço da cana-de-açúcar é a biomassa mais utilizada no país, principalmente na produção do bioetanol.
A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, isso porque o país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, e correndo sobre planaltos e de depressões. ... Ela é bastante utilizada na geração de eletricidade.
Usinas hidrelétricas integradas ao SIN
A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico.
A desatualização de maquinário industrial, de lâmpadas e de eletrodomésticos é o principal motivo para que o País deixasse de economizar em energia elétrica, nos últimos três anos, o equivalente a 1,4 vezes a produção da Itaipu Binacional do ano passado.
Resposta: A liberação de metano (CH4) ocorre pela decomposição da matéria orgânica presente no fundo do reservatório. A medida em que a coluna d'água aumenta, a concentração de metano (CH4) também aumenta. Quando a água atinge as turbinas da usina, a diferença na pressão causa a liberação do metano para a atmosfera.
* A maior vantagem das usinas hidrelétricas é a transformação limpa do recurso energético natural. * Não há resíduos poluentes. * Além da geração de energia elétrica, o aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos tais como irrigação, navegação e amortecimentos de cheias. * Crescimento do turismo na região.
Um dos pontos positivos e negativos, respectivamente são: Baixo custo de geração; energia barata ; e o alagamento expulsa famílias, indígenas e mata fauna e flora da área alagada durante a construção. Vamos aos dados/resoluções: ... Mesmo produzindo menos energia com baixos níveis de água, ainda produz muita energia.
Vantagens
Vantagens da Energia Eólica
Entre os principais impactos, Gorayeb cita a emissão de ruído pelas hélices das torres, com consequências negativas para a saúde humana como distúrbios do sono, enxaqueca e estresse; interferência nas rotas de aves; modificação da paisagem natural e estresse cultural, com conflitos comunitários associados à alteração ...
As desvantagens da energia solar são: alto custo de aquisição inicial, não funcionar à noite em sistemas sem baterias; baixo incentivo no Brasil; e poucos estudos sobre os impactos provenientes do descarte dos painéis.