"Art. 10 - Será considerado teste psicológico em condições de uso, seja ele comercializado ou disponibilizado por outros meios, aquele que, após receber Parecer da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica, for aprovado pelo CFP.
Art. 14 - Os estudos de validade, precisão e normas dos testes psicológicos terão prazo máximo de 15 (quinze) anos, a contar da data da aprovação do teste psicológico pela Plenária do CFP.
A validade de construto possibilita determinar se o teste é a melhor medida de algo diferente do que foi pretendido medir ou, então, se fornece elementos que não possuem efetiva conseqüência no processo de avaliação.
Precisão, Fidedignidade, Confiabilidade ou Consistência Interna, é a propriedade Psicométrica de um Instrumento Psicológico (conhecido comumente como teste), que é definida como a estabilidade com que os escores (os resultados obtidos) dos testandos conservam-se em diferentes aplicações alternativas de um teste ou em ...
Validade preditiva é o grau com que o resultado de um teste (ou medida) prevê o comportamento futuro do indivıduo. Por exemplo o resultado de um teste `a in- teligência (IQ) pode predizer o sucesso escolar de uma criança.
Construto designa em ciência um conceito teórico não observável diretamente. ... Tais conceitos são usados na linguagem comum, mas para se tornarem um construto científico necessitam de uma definição clara e de um embasamento empírico.
A validade de critério de um teste consiste no grau de eficácia que ele tem em predizer um desempenho específico de um sujeito. ... A diferença fundamental entre os dois tipos é basicamente uma questão do tempo que ocorre entre a coleta da informação pelo teste a ser validado e a coleta da informação sobre o critério.
A validade de critério busca medir o quanto o instrumento é capaz de predizer um desempenho ou comportamento específico de uma pessoa. ... Além da validade, avaliar o grau de precisão ou fidedignidade é essencial para garantir a qualidade de um instrumento. A precisão diz respeito ao grau de reprodutibilidade da medida.
Fidedignidade é o índice de precisão da medida, ou seja, o quanto a medida está susceptível ao erro, qual a sua confiabilidade. Quanto maior a fidedignidade, maior a precisão de um instrumento. ... O termo precisão, quando usado em psicometria, sempre significa estabilidade ou consistência.
Em Psicometria, a validade convergente pode ser definida como a relação significativa entre duas ou mais medidas de um mesmo construto ou de construtos teoricamente relacionados, utilizando-se diferentes métodos ou instrumentos de avaliação (Pasquali, 2003).
Construtos são abstrações, construções teóricas que objetivam organizar e atribuir significados ao nosso ambiente (1). são exemplos de construtos: ansiedade, dor sentimento de impotência, desesperança, pesar, medo.
Kelly defendia que, desde que nascemos, estamos desenvolvendo um conjunto de construtos pessoais. São essencialmente representações mentais que usamos para interpretar eventos e dar significado ao que acontece. Eles se baseiam em nossas experiências e observações.
Medir significa atribuir magnitudes a certa propriedade de objeto ou classe de objetos, de acordo com certas regras preestabelecidas e com ajuda do sistema numérico, de modo que possa ser provado empiricamente.
Significado de Fidedignidade substantivo feminino Característica, particularidade ou condição do que é fidedigno; autenticidade. Etimologia (origem da palavra fidedignidade). Do latim fide dignus/ fidedigno + (i)dade.
adjetivo Merecedor de crédito, de confiança: declarações fidedignas. Que é real e verdadeiro; autêntico: realizou um fidedigno levantamento das dívidas da empresa.
A palavra fidedigno vem do latim fide dignus, que significa digno de confiança. Em latim, a expressão fide dignus tem o sentido de algo que merece confiança ou lealdade. ... Assim, a expressão fide dignus significa literalmente “digno de fé” ou “merecedor de confiança”.
Normalmente, quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. Para ter certeza que a publicação possui um conteúdo crível, cheque se as informações entre os diferentes sites são parecidas e fazem sentido.
Para identificar a fonte de uma notícia depende do meio comunicativo o qual você está obtendo essa informação. Em um jornal impresso por exemplo, a fonte está na capa do jornal de modo que o jornal que divulga as informações é responsável pela veracidade das informações.
Para saber se uma fonte de notícias é confiável é necessário averiguar quem escreveu o texto, quais foram seus métodos de pesquisa, onde a notícia foi veiculada, as evidências que o texto trouxe e o objetivo aliado ao público-alvo da notícia.
Resposta: Consulte a fonte, a data da publicação, não leia só o título, pesquise em outros sites, veja se a página que postou não é página de piada, desconfie de textos alarmistas, cuidado com vídeos, áudios e fotos, eles podem ser facilmente editados. Não compartilhe notícias sem ter certeza de que é verdadeira.
5 dicas: como checar informações na internet
Utilizamos essa expressão para nos referir aqueles textos na internet que tem informação de fato valiosa. Os conteúdos confiáveis são aqueles que trazem dados relevantes, explicações contundentes e análises nas quais podemos nos basear para entender melhor sobre um determinado assunto.
Normas para fontes confiáveis As fontes podem ser primárias, secundárias e terciárias, publicações especializadas, imprensa geral… mas nada de autopublicações (livros autopublicados, fanzines, páginas webs pessoais, blogs, foros de discussões, redes sociais).
Fontes de informação são recursos, em diversos suportes, que atendam às necessidades de informação dos usuários. Exemplos de fontes de informações: bases de dados, catálogos de bibliotecas, repositórios institucionais, livros, patentes, teses etc.
Nem todas as fontes existentes na internet são fontes fiáveis, por mais que elas sejam conhecidas, utilizadas, e pareçam completas, elas não possuem um processo de revisão que dê garantias para a informação apresentada.
Mas é preciso estar consciente de que ela não é 100% infalível. A “verdade” da Wikipédia não é absoluta. ... O fato da Wikipédia não ser uma fonte confiável para a pesquisa acadêmica não significa que seja errado usar materiais de referência básicos quando você está tentando se familiarizar com um tópico.