Retrocervical significa atrás (retro) do colo (cervical) uterino, porém na parte interna do abdome. É o local mais comum onde a endometriose pode se instalar; Vagina: dividimos o canal da vagina em três partes, inferior (próximo da entrada da vagina), média e superior (próximo do colo uterino).
O corpo do útero tem 3 camadas. A camada interna ou de revestimento chamada endométrio. A serosa que é a camada de tecido que cobre a parte externa do útero e uma parte medial, camada espessa de músculo que é o miométrio.
É caracterizada por lesões no interior do abdome que podem chegar a atingir o diafragma. É comum essas lesões se instalarem sobre órgãos como o intestino e a bexiga. As mulheres sentem cólicas, passam a ter uma menstruação irregular e sofrem com a infertilidade.
A sensibilidade da RM no diagnóstico de endometriose do torus uterino (Fig. 11) foi descrita como sendo 83%. Estas lesões localizam-se na parte anterior do escavado retrouterino (porção superior da região posterior do colo) e foram descritas como isointensas em T2, relativamente ao miométrio.
Sintomas da endometriose profunda
Além disso, a endometriose pode causar inúmeras complicações. Uma delas é a ruptura das lesões, que podem espalhar o problema para outras áreas. Nos casos mais graves, pode até ocorrer sangramento intestinal ou obstrução, se os tumores estiverem no intestino ou próximos a ele.
A endometriose pode afetar órgãos distantes como o pulmão. No entanto, é importante destacar que, a doença não se espalha e não se comporta com um câncer, ou seja, a paciente não vai morrer em decorrência da endometriose.