Conceito de potencial de água no solo (ψ) – energia com a qual o solo retém água no seu interior ou a energia necessária para: deslocar um volume infinitesimal de água de um ponto para outro da fase sólida.
ψp = Potencial de pressão, cujo valor mínimo é zero e assume valores cada vez maiores à medida que aumenta a pressão provocada por algum peso sobre um dado ponto. Por exemplo, na célula é a pressão exercida pela água no seu interior contra a parede celular. Logo, quanto mais túrgida estiver a célula, maior é o ψp.
Os vazios estão normalmente preenchidos por água e ou ar. Um solo que apresenta seus vazios totalmente preenchidos por água é chamado de solo saturado.
Uma forma para se medir a compactação do solo é a utilização de um instrumento chamado penetrômetro. É uma ferramenta simples, de fácil manuseio e locomoção.
Apóie a ponteira da haste graduada no solo mantendo o penetrômetro na posição vertical. 2. Introduza a ponteira contra o solo pressionando verticalmente e de forma constante. Mantenha o penetrômetro sempre na posição vertical, sem apoiar a haste nas paredes do buraco formado pela ponteira no solo.
A profundidade do solo se apresenta distribuída em quatro categorias, a seguir: rasa (200 cm).
A condição de umidade no momento em que o solo está sendo compactado tem grande influência na redução e redistribuição do espaço poroso. Solos secos são mais resistentes a mudanças na distribuição do tamanho dos poros, e essa resistência é reduzida com o aumento do conteúdo de água (EAVIS, 1972).
O grau de saturação do solo também (que tem marcante influência na resistência dos solos parcialmente saturados) é função da compactação. ... Porém, se o teor de umidade for muito alto, a maior energia de compactação não consegue eliminar o ar existente nos vazios do solo, e a densidade pouco se altera.
Pode a curva de compactação de um solo “cruzar” a curva de saturação de 100%? Não, pois a curva de compactação sempre se localiza abaixo da curva de saturação 100%. ... O peso específico seco máximo é a ordenada máxima da curva de compactação. A umidade ótima é o teor de umidade correspondente ao peso específico máximo.
Para que servem? Os parâmetros retirados da curva de compactação são o γs(máx) (peso específico seco máximo) e o Wot (teor de umidade ótima) que dividem a curva em ramo seco e ramo úmido. Esses parâmetros servem para bater eles no ponto e garantir a maior estabilidade da camada.
Grau de compactação elevado pode reduzir a porosidade do solo, diminuindo a aeração do solo, e aumentando a densidade e resistência do solo à penetração, dificultando o desenvolvimento radicular; e grau de compactação muito baixo pode indicar solo muito solto, comprometendo a retenção de água e o contato solo semente ...
Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia.