A carta de doação era um documento da Coroa Portuguesa pelo qual fazia a concessão de uma capitania a um capitão donatário. ... Era complementado pela chamada Carta de Foral, que fixava os direitos e deveres do capitão donatário.
Carta de Doação: atribuía ao donatário a posse hereditária da capitania, quando de sua morte seus descendentes continuavam a administrá-la, sendo proibida a sua vendaCarta foral : Estabelecia os direitos e deveres dos donatários para com as terras.
As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa da Coroa portuguesa de organizar a ocupação e colonização do Brasil. O sistema foi implantado na década de 1530 e consistiu em destinar aos nobres portugueses o direito de explorar uma região chamada de capitania.
O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado pela Coroa de Portugal na América Portuguesa a partir de 1548. Seu objetivo era centralizar a administração da Colônia. ... O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa.
Resposta. Resposta: Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias . Essa substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras.
As capitanias hereditárias eram uma forma de explorar a produção açucareira, o território brasileiro era muito vasto e, com os estrangeiros sabendo das descobertas dessas novas terras, Portugal resolveu adotar o sistema de Capitanias Hereditárias como uma forma de proteger o território brasileiro de invasões, povoando- ...
A coroa portuguesa decidiu implantar o governo geral no Brasil devido ao fracasso das Capitanias Hereditárias e para defender melhor o Brasil dos constantes ataques piratas. ... Porém, o governador geral era sempre subordinado às decisões do Rei.
No início da colonização o governo português não conseguiu se instalar no Brasil porque seu foco era o comércio de especiarias que as rotas para as índias Ocidentais forneciam, além de que a colonização demandava muitos investimentos.
Porque eles não encontraram de imediato oque eles queriam, que era o ouro, prata e nem pedras preciosas. O comércio com as especiarias da Índia ainda estava dando lucro.
Nesse período Portugal não se interessava em colonizar o Brasil porque simplesmente Portugal não havia achado metais preciosos nas novas terras, já que o principal objetivo deste era obter metais.
Resposta. Resposta: Portugal começou sua colonização por razões econômicas e estratégicas. Por um lado as causas econômicas são devido ao declínio nos lucros no comércio com o Oriente e as possibilidades comerciais do Pau-Brasil, a casca da qual se produz um corante vermelho usado para tingir tecidos.