O poço “caipira” é aquele perfurado manualmente, com diâmetro em torno de um metro e a profundidade variável (até encontrar água). São poços que visam a captação de água do lençol freático uma vez que a camada impermeável não é perfurada.
A água retida por camadas impermeáveis é conhecida como água freática ou lençol freático. Um poço cavado no terreno até encontrar água do lençol freático é um Poço Freático. ... Um Poço Freático, mesmo que tenha mil metros de profundidade nunca será um Poço Artesiano. Como se forma o artesianismo.
O valor dos projetos varia bastante. Em média, o valor cobrado no mercado é de R$ 500,00 por metro perfurado, aproximadamente.
Sim, ter um poço artesiano é permitido por lei. Aliás, é possível construir qualquer tipo de poço – seja ele caipira, semi artesiano, ou artesiano – desde que você obtenha as autorizações necessárias.
4. Posso ter um poço artesiano em casa? O poço artesiano pode ser construído em casa, condomínios ou espaços maiores que atendam uma comunidade maior. O ideal é que haja um espaço significativo para que caibam os equipamentos usados na perfuração e demais etapas da construção.
Para definir o melhor local para se perfurar um poço é necessário do serviço de locação de poço. Este refere-se a todos os procedimentos que determinam o local exato onde a perfuração do poço artesiano ocorrerá e deve ser considerado a etapa principal anterior ao projeto de construção do poço.