Para Althusser (1970) a escola é um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, pois contribui para reproduzir as relações sociais de produção capitalista na medida em quecontribuiparaaformaçãoda força de trabalho e para a inculcação da ideologia burguesa, além de ensinar a diferentes crianças, diferentes padrões ...
Aparelhos repressivos do Estado são aqueles que exercem violência contra uma classe, que na maioria das vezes tem a intenção de ajudar na dominação daquela classe. Os aparelhos repressivos se diferem dos aparelhos ideológicos, pois trabalham com a violência e os ideológicos trabalham com a ideologia.
Althusser identifica a escola como um dos aparelhos ideológicos de Estado ao atuar de forma discriminatória na formação das novas gerações. ... Entretanto, o que diferencia a escola das demais instituições sociais é que ela transmite a ideologia da classe dominante de forma assistemática.
O objetivo proposto no âmbito desta pesquisa é o de compreender as relações entre Estado e Educação nos escritos de Louis Alhtusser, identificando as críticas referentes a esta articulação.
Todos os aparatos estatais funcionam tanto na repressão como na ideologia, com a diferença de que o aparelho de estado (repressivo) opera de maneira maciça e prevalecente na repressão, enquanto os estados ideológicos operam de maneira maciçamente predominante na ideologia.
A escola como aparelho ideológico do Estado, vem a serviço da dominação de uma classe sobre a outra, através de um processo de hegemonia ideológica, mediante a uma conscientização alienante. ... A escola assumi o papel de dominante na luta de classe e representa a maior força política e ideológica do Estado.
Numa critica à educação da classe dominante, a filosofia de Althusser serviu como base e inspiração para qual corrente pedagógica? Crítico-reprodutivista. desenvolvimento". Vida e educação são inseparáveis e todo program a educacional tem de necessariamente conduzir o cidadão a uma melhoria de vida.
Cada sociedade tem seus modos de produção e, portanto, de reprodução. ... Cada modo de produção, seja dominante ou dominado, possui, portanto, em sua unidade, suas Forças Produtivas e suas Relações de Produção (ALTHUSSER, 2008, p. 43). Isto implica em uma maneira de se produzir a partir de uma divisão técnica do trabalho.
As principais características da informação – complexidade, estabelecimento de novas conexões e atualização constante – implicam em uma nova visão da educação e da formação das pessoas. Esta Sociedade do Conhecimento, também chamada de Sociedade da Aprendizagem, requer uma nova leitura do mundo.
1:- o conteúdo cultural: A sociedade possui um cabedal de conhecimentos, adquiridos no decorrer de sua história, incluindo sua cultura, suas descobertas científicas, seu patrimônio histórico-social e suas conquistas tecnológicas, que transformam continuamente o mundo. ...
Como a educação muda o mundo. A educação é uma arma poderosa. Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. ... É através desse compartilhamento que a educação atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural.
“Educação gera conhecimento. Conhecimento gera sabedoria. ... A educação forma e transforma vidas, em todos os seus sentidos. A escola tem a importante tarefa de orientar crianças e jovens, de ajudá-los a transformar seus sonhos em realidade, em projetos a serem realizados no decorrer de suas vidas.
A educação pode preparar e formar uma personalidade, fazer com que o indivíduo desenvolva um saber e agir, integrar-se nas atividades escolares, socializar-se, libertar-se, comunicar-se e orientar. Não é somente na escola que adquirimos educação, a sociedade de qualquer maneira influência o ser humano.
Como melhorar a qualidade na educação?
O item qualidade na educação deve ser priorizado, os recursos destinados à educação devem ser mais bem geridos e fiscalizados principalmente pelos ministérios públicos de todo País.
O investimento por estudante, da pré-escola ao nono ano (oitava série), aumentou em 121% entre 2000 e 2008. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, “o relatório da OCDE reconhece o Brasil como o país que mais investiu em educação básica na década.