Diferenças entre empreendedor e empresário “É a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”. O empreendedor é a pessoa que sabe colocar tudo isso em prática. Pode ser abrindo um negócio ou concebendo um projeto.
Muitas vezes se confunde as funções de empreendedor e administrador, apesar dos dois serem peças fundamentais na engrenagem dos negócios, é preciso diferenciar suas funções e suas características. Muitas vezes, o administrador pode ser um empreendedor e o contrário também pode ocorrer.
Um empreendedor é alguém que está preocupado principalmente com os componentes necessários para iniciar um negócio. Já um gerente normalmente se preocupa com a sustentabilidade e concentrar-se no que pode ser feito no âmbito que ele recebeu para trabalhar em uma empresa existente.
O plano serve como ferramenta de orientação na busca de informações detalhadas sobre o ramo, produtos e serviços que o empreendimento irá oferecer, bem como clientes, concorrentes, fornecedores, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade da ideia e gestão da empresa.
Papel das startups para o mercado econômico Olhando para o impacto econômico, o papel das startups é impressionante. De acordo com dados da Fundação Kauffman, essas organizações são responsáveis pela criação de mais de 50% dos empregos em todo mundo. Além disso, a pesquisa ainda destaca a atuação dessas empresas.
“Startup é uma empresa inovadora, criada por empreendedores com um propósito que vai além de simplesmente obter lucro, preocupada com o sucesso dos seus clientes, dos colaboradores e com o seu papel na sociedade.”
Uma startup é uma organização em sua fase inicial, que possui uma proposta de negócio inovadora e um modelo que pode ser replicado e escalado para alcançar um mercado e resolver um problema de um público específico.
As startups são pequenas empresas que buscam resolver um problema de determinado grupo social por meio de tecnologia e inovação. Elas crescem em ritmo acelerado, geram lucros inigualáveis e possuem baixo custo de manutenção.
Confira 7 características das Startups:
Geração de valor Um dos focos principais das startups, presente na maioria dos discursos de seus integrantes, é a geração de valor para o cliente. Em outras palavras, o foco destas empresas é a satisfação das necessidades dos seus clientes.
Dentre as principais características que diferenciam e definem uma startup, destacam-se: ... Escalabilidade: o modelo de negócio de uma startup precisa ser escalável, isto é, poder atingir rapidamente um grande número de usuários a custos relativamente baixos.