A injeção subcutânea é uma técnica na qual um remédio é administrado, com uma agulha, na camada adiposa que fica por baixo da pele, ou seja, na gordura corporal, principalmente da região abdominal.
Injeção subcutânea para cachorro: são aquelas administradas sob a pele. Elas são geralmente aplicadas no pescoço, perto da cernelha, que é a área da coluna vertebral entre as escápulas. Injeção intramuscular para cachorro: são as que se aplicam no músculo, como seu próprio nome indica.
Limpar e desinfetar a seringa e ferver as agulhas antes da aplicação; Manter a pistola dentro da caixa de isopor, quando não estiver em uso; Utilizar agulhas 15×18 para aplicar vacina oleosa (subcutânea) e agulha 20×18 para aplicar vacina oleosa (intramuscular);
Ovinos e Caprinos: 1 ml por cada 10 kg de peso. Administrar por via intramuscular profunda no mesmo local de injeção. Em ovinos e caprinos com peso superior a 50 kg recomenda-se a divisão da dose a administrar em dois locais de injeção.
Dectomax
Devem ser alimentados com volumosos de alta qualidade (silagem de milho ou sorgo, capim elefante picado e fenos de boa qualidade), a vontade e ração concentrada, com 16- 18% de proteína, na quantidade de 2-4 % do peso vivo.
O método indicado é o Famacha, que consiste no tratamento seletivo dos animais. Somente aqueles que apresentam grau acentuado de anemia devem ser vermifugados. Nos ovinos que precisam ser tratados, o produtor deve administrar a dose correta do anti-helmíntico de acordo com o peso e a indicação do fabricante.
Cabras em lactação
Eles comem à vontade, no mínimo três vezes por dia, uma ração específica para ovinos. E assim, engordam 300 gramas por dia. Com seis ou sete meses já estão prontos para o abate, como é o caso de um carneiro macho, da raça Santa Inês, que nem trocou os dentes ainda.
Para que os animais possam alcançar maior produção leiteira, é preciso utilizar suplementação com concentrado, visando a um aumento da concentração energética da dieta, buscando atender o requerimento nutricional das cabras.