Os gases ideais são compostos exclusivamente por partículas de dimensões puntuais (de tamanho desprezível) que se encontram em movimento caótico e em alta velocidade. Nesse tipo de gás, a temperatura e a velocidade de translação das partículas são proporcionais.
O ar que respiramos é a mistura gasosa mais importante que existe (composta principalmente do gás nitrogênio (N2) e do gás oxigênio (O2)). O gás carbônico (CO2) é um gás que faz parte da reação de fotossíntese realizada pelas plantas. O gás metano (CH4) é um importante combustível (gás natural).
Sintomas de gases
O excesso de gases no intestino e estômago pode gerar sintomas além da dor, tais como arrotos frequentes, azia, falta de ar, prisão de ventre, cólica intestinal, barriga dura, perda de apetite e até uma fisgada no peito.
Repolho, brócolis, couve-flor, milho, leite; Grão de bico, ervilhas, lentilha, batata; Feijão, batata doce, iogurte, ovos, farelo de trigo; Bebidas com gás, cerveja, cebola, aspargos.
8 Alimentos que causam gases
Coloque no cardápio
Consumir alimentos pesados A lista de alimentos que pioram ou estimulam o quadro são: feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Bebidas gaseificadas, caso de refrigerantes e cervejas, também entram no grupo.
O café pode provocar problemas digestivos, de gases a acidez e úlceras, além de contribuir para a síndrome do colón irritável. 11. Contém acrilamida, um carcinógeno, embora as quantidades relacionadas a um consumo moderado não sejam perigosas.
Entre os alimentos, Karin destaca algumas frutas, como a banana, cereais, verduras e a água – que deve ser consumida durante todo o dia. Cada alimento tem propriedades específicas que a nutricionista enumera nesta coluna. “Mamão, laranja, ameixa e manga são as frutas que possuem mais efeito laxante.
O preparo ideal é o cozimento a vapor ou com imersão em água (e deve-se reaproveitar a água no preparo de outros alimentos). O resfriamento após cozidas (1 hora na geladeira) forma algum percentual de amigo resistente, que age como fibra, pois não é digerido.
Pães e biscoitos, verduras e legumes como acelga, alho cru, batata-doce, beterraba, brócolis, cebola, couve-flor, couve-manteiga, pepino, pimentão, rabanete e repolho são também causadores de gases.
No caso do repolho, se você for utilizá-lo cru, uma boa pedida é temperá-lo com algumas gotas de limão, o que vai ajudar a impedir a formação de gases.
Uma situação muito comum causada pelo consumo de repolho é o aumento de gases, e para algumas pessoas o exagero pode, inclusive, levar a vômitos e diarreia. Portanto, se você for mais sensível ao alimento, procure diminuir a quantidade, mas não evite completamente o repolho.
Como consumir o repolho e principais benefícios. O repolho é um vegetal que pode ser consumido cru ou cozido, por exemplo, podendo ser um acompanhamento das refeições ou o ingrediente principal.
Entretanto, a inflamação crônica (que ocorre por um longo período de tempo) está associada a muitos problemas, incluindo doenças cardíacas, artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal. E o repolho, por ser um vegetal crucífero, pode ajudar a reduzir esse tipo de inflamação (confira aqui estudo a respeito: 1).