3 - 4
O açúcar é o principal componente do mel, sendo composto principalmente por monossacarídeos (frutose e glicose) que compõem 80% da quantidade total, sendo 10% composto por dissacarídeos (sacarose e maltose).
É o chamado teste do iodo, ele consiste em misturar uma colher de sopa do produto a uma colher de sopa de água em um recipiente transparente e acrescentar a mistura 3 gotas de tintura de iodo a 2%, agite e caso a mistura apresente uma coloração arrocheada, é sinal da presença de amido e por consequência o produto foi ...
Mel cristalizado é um bom sinal de qualidade e pureza. Um bom mel, puro e de qualidade cristaliza, enquanto que o mel super aquecido ou acrescido de glicose comercial, calda de açúcar ou melado de cana não costuma cristalizar e indicia falta de pureza.
O mel pode ser consumido cristalizado sem nenhum tipo de problema. Caso se decida por descristalizar, basta aquecê-lo em banho-maria a uma temperatura controlada de 45ºC. É preciso ter cuidado para não deixar a água ferver.
Uma proporção baixa de glicose e água acelera o processo de cristalização. Experimente adicionar uma ou duas colheres de sopa de água no mel e misture, o que pode acelerar o procedimento. Armazene o produto na geladeira. O mel armazenado em temperaturas de 10 °C cristalizará muito mais rápido.
Mel deve ficar guardado em temperatura ambiente Ao ser refrigerado ele não chega a estragar mais rápido, mas vai ser mais difícil aproveitá-lo nas suas receitas. Por isso, tente deixar esse ingrediente adocicado em um local a temperatura ambiente.
Alimentos que devem ficar fora da geladeira
Ninguém gosta de desperdiçar comida. É por isso que, normalmente, o que sobra de uma refeição em casa costuma ir para a geladeira. Mas, se antes ou depois disso os alimentos forem deixados em temperatura ambiente por mais de duas horas, começa o desenvolvimento de bactérias que podem causar contaminações.
Lave seus vegetais e frutas antes de guardá-los Isso porque a umidade pode ajudar no processo de decomposição mais rápida do alimento. Para livrar esses alimentos de micro-organismos e bactérias sem perder valor nutricional, invista na combinação água + hipoclorito de sódio ou bicarbonato de sódio.
Na geladeira, a temperatura baixa e umidade transformam o amido em açúcares, o que resulta em uma cebola murcha muito mais rapidamente do que se ela ficasse fora da geladeira. ... Fora da geladeira, ela pode durar cerca de 15 dias.
Já que as folhas sugam a umidade da beterraba, tirá-las imediatamente vai manter o vegetal fresco por mais tempo. Então, antes de guardar suas beterrabas, corte as folhas e deixe 2 a 5 cm de caule no topo. Não corte os fios de baixo. As folhas de beterraba são comestíveis, então você não precisa jogá-las fora.