Para contar a quantidade de arranjos em uma determinada situação, basta identificar quantos elementos têm no conjunto e quantos elementos serão escolhidos desse conjunto, ou seja, qual o valor de n e qual é o valor de k na situação, posteriormente basta substituir na fórmula os valores encontrados e calcular os ...
Para encontrar essa quantidade de agrupamentos formados em uma combinação simples utilizamos a seguinte fórmula: Cn,p = n! p! ... p é um número natural menor ou igual a n, que representa a quantidade de elementos que irão formar os agrupamentos.
Essas repetições estão nas letras: M, A e T. Nesse caso, devemos retirar a repetição de letras para que a contagem de anagramas não fique comprometida. Para que isso seja feito, devemos dividir a quantidade equivalente ao fatorial do total de letras pelo produto dos fatoriais das repetições.
= 120 possibilidades. Como as 2 letras A podem variar de 21 maneiras suas posições, temos como resposta: 2) Quantos anagramas podemos formar com a palavra PRÓPRIO?
Existem 48 anagramas com as vogais sempre juntas; Existem 48 anagramas com as letras UF juntas; Existem 6 anagramas com as letras PEL juntas e nessa ordem.