A Revolução Cognitiva trouxe a capacidade do homem de criar e transmitir informações, além de consumir, armazenar e assimilar grande quantidade de conteúdo – principalmente sobre coisas que não necessariamente são verdadeiras ou reais.
A relação estabelecida entre a linguagem e a cognição é estreita, interna e de recíproca constitutividade, supõem-se que “não há possibilidades integrais de pensamentos ou domínios cognitivos fora da linguagem, nem possibilidades de linguagem fora de processos interativos humanos.” (KOCH, 2009, p.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A construção do pensamento e da linguagem.
As funções da linguagem têm a finalidade de levar o leitor a compreender determinado efeito ou conceito para determinado objetivo.
Componente Cognitiva • Componente cognitiva é o conjunto de ideias, de informações, de crenças que se têm sobre em dado objeto social (pessoa, grupo, objeto, situação). ... Componente Afetiva • Componente afetiva é o conjunto de valores e emoções, positivas ou negativas, relativamente ao objeto social.
As atitudes são compostas por: crenças, sentimentos (ou afetos) e tendências de ação (comportamentos). Ou seja, a atitude é um constructo multidimensional, que tem os seguintes componentes: afetivo, cognitivo e comportamental.