Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.
As principais características gerais do ensino jesuítico foram a manutenção do ensino do latim, a formação clássica, a repetição e a memorização, as competições internas com estímulos e prêmios, uma educação rígida e os internatos.
Resposta: As reformas pombalinas reforçam o papel da educação na versão jesuítica. Explicação: Visando maior interferência da Coroa, e menos da Igreja, o ensino pombalino no Brasil contou com o afastamento da ação jesuítica e da inserção (via aulas régias) de limitadas estratégias iluministas de ensino.
1) Entre os anos de 1759 a 1808, o modelo educacional era o implantado pelo Marquês de Pombal, que tinha como preocupação básica formar o "perfeito nobre", limitando os estudos a algumas áreas do conhecimento, reduzindo o tempo do aprendizado em latim, e facilitando os estudos para o ingresso nos cursos superiores.