(UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm. L/mol. K e n é o número de mol do gás.
Variáveis de estado Pressão, temperatura e volume são as grandezas físicas escalares que caracterizam um gás.
Como no laboratório existe uma central de gases, o professor sugeriu ao estudante que fizesse uma revisão do tema. Estudando o comportamento dos gases o aluno sentiu dificuldade para resolver o problema abaixo. Qual alternativa o estudante deveria ter escolhido?
Resposta. Resposta: LETRA B. 1 mol de qualquer gás nas CNPT (Condições Normais de Temperatura e Pressão) ocupa 22,4 L (ou 22,7).
03 - (Cftce/2005) Quanto aos gases, é CORRETO afirmar que: A) sob pressão de uma atmosfera e temperatura ambiente, um mol de qualquer gás ocupa o vo- lume de 22,4 litros. B) a equação de estado que relaciona volume, temperatura, pressão e massa de um gás é cha- mada equação de Clapeyron.
Resposta. Explicação: n=4 mols,P=800 mmHg,T=30°C+273--->303°K,R=62300 mmHg.ml/K.mol,V=?
(UFSCar-SP) Tem-se 0,8 mol de um gás ideal, ocupando o volume de 8,2 litros. Sabendo que a pressão exercida é de 5 atm, calcule em que temperatura. O gás se encontra. Dado: R = 0,082 atm.
A temperatura também é uma das variáveis de estado dos gases, assim como a pressão e o volume. ... Isso ocorre porque, se a temperatura aumenta, significa que a agitação das partículas constituintes do gás está maior. Com isso, a tendência é haver a expansão do gás, isto é, o volume aumenta com o aumento da temperatura.
Sim. A temperatura de um gás aumenta se aumentarmos a pressão sobre ele, mantendo o volume constante (isocórica). Nota-se que o contrário é também verdadeiro: ao intensificarmos a temperatura de um gás sua pressão tende a aumentar. Um abraço!
O comportamento dos gases reais se aproxima do previsto para o modelo ideal quando em altas temperaturas e baixas pressões. ... A quantidade pequena de moléculas faz com que o volume próprio delas seja desprezível quando comparado com o volume total ocupado pelo gás.
Aumentando a temperatura, a pressão aumenta. Aumentando o volume a pressão diminui. Dessa forma, se aumentarmos a temperatura e o volume a pressão ficará igual!
Assim, quanto maior é a temperatura, menor é a pressão; e quanto maior é a pressão, menor é a temperatura. Isso ocorre porque, sob baixas temperaturas, o ar fica mais pesado e comprime o ar que está por baixo, elevando, assim, a pressão atmosférica.
Sim, a densidade diminui à medida que a temperatura aumenta. Uma vez que o aumento de temperatura causa o aumento do volume por efeito da dilatação, a relação entre o peso e o volume diminui. Em rigor, quando se indica uma densidade dum produto deve indicar-se a temperatura a que foi calculada.
Trocando em miúdos, a uma pressão constante quando se aumenta a temperatura de um gás, o seu volume também aumenta. Ao passo que se a temperatura for diminuída o seu volume também diminuirá.