A espiritualidade possui uma força curativa própria. Não se trata de forma nenhuma de algo mágico e esotérico. ... Pertence também ao mundo espiritual a esperança imorredoura de que a vida não termina na morte, mas se transfigura através dela. Força maior, entretanto, é a fé de sentir-se na palma da mão de Deus.
CONCLUSÃO: Pelo fato de a religiosidade e a espiritualidade serem marcadamente relacionadas com a melhora clínica dos pacientes, é importante que o reconhecimento desses aspectos e a integração no manejo dos pacientes com dor crônica sejam conduzidos por profissionais da área de saúde.
Para acelerar a evolução espiritual, foque em leituras altruístas e livros que expandam sua consciência. Não se prenda apenas às informações da mídia tradicional, que possui vários interesses em suas publicações. Ir a bibliotecas e alugar livros para ler em casa também é um ótimo exercício.
Praticar uma religião contribui para diminuir a vulnerabilidade a estressores, provém sentido e coerência de vida e dá acesso a uma rede de pessoas que atua como apoio social.
Várias investigações mostram que a participação religiosa está relacionada com efeitos benéficos para pessoas que estão em recuperação de doenças físicas e mentais, inclusive a psicologia aborda questões especiais em detrimento as correlações positivas entre convicção religiosa e prática, saúde mental, física e ...
Outro fator que explicaria os resultados positivos da religiosidade sobre o estado de saúde, é que a religião é grande responsável pela formação de comportamentos de proteção, assim como de comportamentos que conduzem à saúde, como, por exemplo, o não uso de álcool e drogas, o cumprimento de ordens médicas e o ...
Religiosidade trata-se da crença e prática ritualística de uma religião, seja na participação em um ambiente de cunho religioso ou no ato de rezar ou orar. ... A religiosidade e espiritualidade podem afetar a saúde, reduzindo comportamentos considerados não salutares, tais como o consumo de substâncias psicoativas.
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
Nesses casos, a crença pode contribuir para o aumento nos índices de ansiedade, depressão e até de mortalidade. A literatura que trata da religião e da espiritualidade na saúde ainda dá seus primeiros passos. Muitas questões, inclusive metodológicas, seguem sem respostas.
Resposta: as tradições religiosas, através de seus textos sagrados, nos revelam situações e acontecimentos comuns também em nossos dias. Em especial no que diz respeito à violência, os textos sagrados são ricos em testemunhos. A Bíblia, como texto sagrado da tradição cristã, nos fala de inúmeras situações de violência.
Resumo: as tradições religiosas, através de seus textos sagrados, nos revelam situações e acontecimentos comuns também em nossos dias. Em especial no que diz respeito à violência, os textos sagrados são ricos em testemunhos. A Bíblia, como texto sagrado da tradição cristã, nos fala de inúmeras situações de violência.
Nas religiões A tradição toma feições peculiares em cada crença e mesmo pode-se destacar a sua forte presença nos grandes grupos religiosos: judaísmo, cristianismo, islamismo, hinduísmo.
Grandes