Tais raios possuem algumas propriedades: são por um campo elétrico ou magnético, possuem energia cinética, atravessam pequenas espessuras de materiais, propagam-se, aproximadamente, em linha reta e produzem luminescência nos corpos com que se chocam.
O nome se deve ao fato de que o feixe de elétrons emitidos pelo catodo do tubo forma o que se denomina “raios catódicos”.
Chadwick percebeu que o núcleo do berílio radioativo emitia partículas neutras, sem carga elétrica e com a massa praticamente igual à massa dos prótons (na verdade, é um pouquinho maior). Dessa forma, foi descoberta a terceira partícula subatômica, que foi denominada de nêutron.
Este nome (átomo) foi dado pelo filósofo grego Demócrito (546 - 460 a.C.). ... Já no século XX, Ernest Rutherford, através de uma experiência com lâminas de ouro descobre que os átomos não eram exatamente o que diziam Dalton e Thomson. O átomo tinha espaços vazios, enquanto se podia perceber um núcleo denso.
6,0135 u.
O próton está localizado no núcleo atômico, mas é invisível ao microscópio comum, sendo 100 mil vezes menor do que um átomo e sua massa é menor do que a de um nêutron. Atribui-se à massa real de um próton o valor aproximado de 1.
Os nêutrons são partículas de carga neutra, ou seja, não possuem carga. Quando um nêutron se encontra isolado ou distante de um ou mais prótons ele se está muito instável e assim, eles sofrem decaimento beta e se transformam em prótons, buscando a estabilidade do átomo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A descoberta do nêutron aconteceu no ano de 1932 com o físico inglês James Chadwick. ... Para comprovar que realmente se tratava de nêutrons, Chadwick mediu a massa dessas partículas, pois segundo Rutherford elas tinham massa igual à do próton.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.