Suas principais obras são: “O país do carnaval” (1930), “Suor” (1934), “Mar Morto” (1936), “Capitães da areia” (1937), “Gabriela, cravo e canela” (1958), “A morte e a morte de Quincas Berro d'Água” (1961), “Dona Flor e seus dois maridos” (1966), “Tieta do agreste” (1977), “Farda, fardão, camisola de dormir” (1979) e ...
O país do Carnaval
6 de agosto de 2001
Paloma Amado Costa
Carybé, o argentino que ilustrou Jorge Amado, Gabriel García Márquez e Mário de Andrade - UOL Entretenimento.
Janeiro
Capitães da areia é uma narrativa de teor comunista declarado, na qual Jorge Amado denuncia, em sua percepção, os males de uma sociedade que, sendo marcada pela lógica capitalista, vira as costas para aqueles menos afortunados. Há a tentativa de conscientização por parte do autor em relação ao leitor.
Jorge Amado e suas características literárias
Jorge Amado é um campeão mundial na Literatura brasileira. Foi traduzido em mais de 50 países. Dona Flor e seus dois maridos é um clássico até no cinema. ... Suas obras têm nomes bem conhecidos: Tieta do Agreste; Gabriela Cravo e Canela; Teresa Batista Cansada de Guerra; Dona Flor e Seus Dois Maridos; e Tenda dos Milagres.
Ao escrever suas obras, Jorge Amado tinha um cuidado maior com a narrativa e não com a estrutura técnica. O autor não demonstrava preocupação com a estrutura literária ou mesmo com as normas de ortografia e gramática, o importante era contar bem a história.
Jorge Amado, é o autor mais adaptado da televisão brasileira, uma vez que suas obras basearam novelas e minisséries, principalmente da TV Globo, com destaque para “Dona Flor e seus dois Maridos”, “Tieta do Agreste”, “Gabriela, cravo e canela”. Além disso, suas obras inspiram o teatro e o cinema.
Jorge Amado é um importante escritor brasileiro porque é fundamental na valorização do negro no Brasil. O negro, quando chegou ao Brasil, trouxe da África contribuições efetivas à nossa civilização e cultura. O escritor revela uma identidade brasileira que muitos não aceitam, sobretudo parte da elite do país.