Evolução da Manutenção em 4 Fases
A origem do conceito de manutenção surgiu no final do século XIX com o início da mecanização das indústrias e a implantação de produtos em série. ... Esses técnicos deram início ao processo de desenvolvimento de planos preventivos em conjunto com os corretivos, dando origem ao conceito de manutenção preventiva.
Manutenção Preventiva: procedimentos realizados para evitar maior desgaste das máquinas e demais componentes; Manutenção Corretiva: a mais custosa e realizada em regime de urgência para minimizar os impactos de falhas na linha de produção.
Manutenção preventiva e preditiva: vantagens e desvantagens
As vantagens do programa de manutenção preditiva (PMP) são:
A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitoração ou inspeções. As técnicas mais utilizadas para manutenção preditiva são: Análise de vibração; ... Técnicas de análise não destrutivas.
A manutenção preventiva é aquela realizada de forma programada e sistematizada com o objetivo de garantir a plena operação de um equipamento. Troca de peças de desgaste, lubrificação de partes móveis e revisão regular da máquina: todas essas iniciativas são exemplos de manutenção preventiva.
Ela consiste em realizar um levantamento de todos os aparelhos, histórico de troca de peças, tempo de uso e ocorrências – entre outros dados. Esse mapeamento é importante porque permite obter e registrar informações que irão direcionar todo o planejamento.
Levante todas as informações. Antes mesmo de iniciar a prática da manutenção preventiva é preciso realizar um levantamento de informações acerca de todos os equipamentos em utilização na empresa e que farão parte do planejamento.
No início de cada dia, certifique-se de que não haja acúmulo de detritos no sistema de refrigeração. Além disso, procure sinais de condensação no tanque de combustível, pois isso pode danificar o combustível e possivelmente o próprio motor.