Os grupos sociais são formados a partir de relações estáveis entre indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum. Ao longo de nossas vidas, fazemos parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias que independem de nossa vontade.
Grupo social: á a reunião de duas ou mais pessoas, interagindo umas com as outras, e por isso capazes de ação conjunta, visando atingir um objetivo comum.
As principais características dos grupos sociais são: Pluralidade de indivíduos: precisa haver mais de uma pessoa num grupo. Interação social: os membros do grupo interagem entre si. ... Objetividade e exterioridade: o grupo está acima do indivíduo.
As três formas que os agregados sociais podem tomar são a multidão, a massa e o público. Estas três possuem características distintas, mas podem ser comuns nos meios pelos quais se formam.
Devido à interação social e partilha de características, os principais grupos sociais são: familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos ...
Exemplos de Grupos Sociais
Categoria social é um conjunto de agentes, que, embora tenham diferentes origens de classe, são capazes de atuar politicamente como uma unidade e de maneira relativamente autônoma com respeito aos interesses das classes de que se originam.
A socialização primária é a responsável por formar a base do indivíduo, é o primeiro contato deste com o mundo exterior. ... O presente artigo pretende explorar as influências das socializações primária e secundária na formação do indivíduo enquanto produto da sociedade.
É pela socialização primária que são interiorizadas normas e valores, assim como formas de relacionamento. Nas nossas escolas estamos assistindo à falta de vinculação da família como ambiente habitual e fundamental de socialização primária, estando esse papel designado às instituições escolares.
A socialização primária: Aquela que o indivíduo desde a infância é introduzido, estando em contato com a linguagem que é crucial para seu processo de formação: E a socialização secundária, que se dá quando o indivíduo já está socializado, podendo acontecer no trabalho, na educação, enfim, em seu cotidiano.
Isso ocorre porque a família é o primeiro grupo social que a criança passa a ter contato e, consequentemente, a aprender sobre hábitos, crenças e costumes. É por isso que a família é responsável pela primeira socialização ou socialização primária.
Resposta: A socialização primária é a responsável por formar a base do indivíduo, é o primeiro contato deste com o mundo exterior. Já a socialização secundária impõe ao indivíduo submundos dos quais ele desconhece, com isso, percebe que existem outras culturas, outras ideologias além da dele.