Parassonias são eventos físicos ou sensações indesejáveis que ocorrem durante o sono REM, o sono não REM ou transições do sono.
O transtorno comportamental do sono REM é um distúrbio do sono no qual o paciente reage fisicamente aos sonhos vívidos, muitas vezes de maneira desagradável, com movimentos súbitos e violentos de braços e pernas durante o sono REM, além de sons vocais.
Terror noturno é um distúrbio do sono cuja ocorrência é mais comum em crianças entre 2 a 5 anos, mas adultos também podem desenvolvê-lo....Como prevenir o terror noturno?
O que é o terror noturno? É uma atividade anormal do sono. Ele faz parte de uma categoria de manifestações noturnas conhecida por parassonia, onde também se enquadram falar e andar dormindo. O terror noturno é bastante frequente em crianças, principalmente entre os 2 e os 5 anos de idade.
Os espasmos noturnos, ou mioclonias, consistem em movimentos breves, rápidos, involuntários e bruscos. Isso pode ocorrer quando a pessoa está prestes a dormir, ou no meio do sono. Na maioria dos casos, não há motivos para se preocupar, pois é uma reação fisiológica (ou seja, natural do corpo).
O espasmo hípnico é a sensação de queda – ou qualquer outra sensação semelhante – que nos faz acordar subitamente enquanto dormimos. Por enquanto, ele ainda é um mistério para a maioria dos estudiosos do sono e, para explica-lo, só existem teorias.
Movimento voluntário é o tipo de movimento que depende da nossa vontade. Em sentido oposto, o movimento involuntário é o movimento que efetuamos independentemente da nossa vontade, como nos reflexos por exemplo. O movimento voluntário é feito a partir de uma tomada de decisão.
Dito isso, os músculos tremem quando um exercício é novo, se você aumentar a intensidade ou até mesmo caso se exercite por muito tempo sem fazer pausas. Além disso, nutrição inadequada, hipoglicemia ou baixo nível de açúcar no sangue e falta de hidratação também podem causar tremores.
Existem muitas causas para a agitação das pernas ou tremores nas pernas. A inquietude pode se desenvolver devido à uma doença do sistema nervoso central ou devido a problemas na glândula tireóide, ou a ingestão excessiva de álcool ou café.
Por que o corpo treme durante o processo? A contração da próstata mexe com terminações nervosas e músculos da coxa, e isso pode provocar tremores e espasmos. Na mulher, acontecem contrações em toda a região pélvica.