As estruturas amorfas, também chamadas de estruturas vítreas são formadas por arranjos atômicos aleatórios e sem simetria ou ordenação de longo alcance. Este tipo de estrutura pode ser encontrado em gases, em líquidos e em certos sólidos, representados basicamente pelos vidros.
As imperfeições presentes em estruturas cristalinas podem ser de três tipos básicos, quais sejam: defeitos pontuais, defeitos em linha e defeitos de superficie. substitucionais. raramente passa de 1 para cada 104 átomos.
-Lacunas ou vacâncias- são vazios na rede cristalina. É tipo de defeito pontual mais simples. Corresponde a falta de um átomo em uma posição na rede cristalina. As lacunas podem ser decorrentes de um uma posição na rede cristalina.
Defeitos superficiais são os contornos que separam o material em regiões, cada região possuindo a mesma estrutura cristalina, mas orientação diferente.
R: Um contorno de grão é a quando o desalinhamento entre os grãos vizinhos é grande, o contorno formado é chamado contorno de grão. Subcontorno é o desalinhamento é pequeno, o contorno é chamado contorno de pequeno ângulo, e as regiões que tem essas pequenas diferenças de orientação.
Os contornos entre os grãos recozidos migram e os grãos maiores crescem às expensas dos menores e o tamanho médio dos grãos aumenta. À medida que o tamanho de grão cresce, as áreas de contornos de grãos para um dado volume de material decrescem, uma condição energeticamente mais favorável.