Segundo a AAMR (Associação Americana de Deficiência Mental) e DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), pode-se definir deficiência mental como o estado de redução notável do funcionamento intelectual inferior à média, associado a limitações pelo menos em dois aspectos do funcionamento ...
retardo mental, retardamento mental TERMOS CORRETOS: deficiência intelectual. São pejorativos os termos retardado mental, mongolóide, mongol, pessoa com retardo mental, portador de retardamento mental, portador de mongolismo etc.
Segundo a Associação Americana de Deficiência e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, por deficiência mental entende-se o estado de redução notável do funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo: ...
Normalmente as crianças com deficiência intelectual apresentam:
Seguem as dicas para se comunicar com alunos com deficiência intelectual: Fale com as crianças usando palavras simples, mas não palavras infantis. Faça pedidos claros e precisos.
– Brinquedos que tendem a incentivar a leitura, a associação de palavras e dos objetos são ótimas opções de desenvolvimento da criança com deficiência intelectual; – A utilização do Geoplano para o aprimoramento de aspectos de percepção costuma ser eficazes.
5 dicas para criar atividades adaptadas na Educação Especial
Como se tornar um professor de Educação Especial? Há dois caminhos para quem deseja seguir na área da Educação Especial. A forma mais rápida de ingressar nessa área é cursando a licenciatura em Educação Especial. A segunda possibilidade é cursar Pedagogia e depois fazer uma pós-graduação em Educação Especial.
Ao descrever uma criança com necessidades especiais tenha certeza de colocar a criança antes da deficiência. Por exemplo, diga “uma criança com dificuldade de aprendizado” ao invés de “um autista com dificuldade de aprendizado”. Fale com as crianças usando palavras simples, mas não palavras infantis.
Confira, a seguir, 4 estratégias pedagógicas que auxiliarão sua escola a vencer os desafios da inclusão escolar de alunos portadores de deficiência.
Utilize múltiplos recursos Alunos com deficiência desenvolvem melhor as suas capacidades quando são expostos a materiais que envolvam seus sentidos. Dessa forma, sempre que possível, o professor deve usar objetos concretos, capazes de envolver o tato, a visão, o olfato e a audição desses estudantes.
Para que os alunos com deficiência física motora possam ter acesso à educação toda a escola deve eliminar as suas barreiras arquitetônicas e de comunicação com relação a deficiência física motora análise as posições.
Saiba como promover a educação inclusiva O primeiro diz respeito ao foco, em vez de se concentrar nas limitações, a educação inclusiva deve focar as potencialidades de cada um. Além disso, deve-se ter o cuidado de construir um relacionamento positivo e afetivo.
A atividade física adaptada, de maneira geral, abrange uma série de conteúdos relacionados ao desenvolvimento motor e psicomotor de pessoas com necessidades especiais. Por isso, é importante a introdução da atividade física na vida do ser humano, desde a sua infância até chegar à fase adulta.
Jogos adaptados são os jogos esportivos típicos, como o vôlei e o futebol, que sofrem alguma alteração em sua estrutura para que todos os alunos possam participar. As adaptações deste tipo de jogo podem incluir diminuição do tamanho da quadra ou do tempo de partida, alteração nas regras e nos participantes.