O que é a responsabilidade social ? É o compromisso, obrigação e dever de indivíduos, membros de uma empresa ou sociedade de contribuir voluntariamente para uma sociedade mais justa e proteger o meio ambiente.
Na responsabilidade Social Externa as empresas podem trabalhar com a comunidade onde ela está inserida, as comunidades carentes, seus fornecedores, o governo e outros. Atuando em áreas como educação, saúde, assistência social, cultura, meio ambiente e outras.
A responsabilidade social compreende ações que são desenvolvidas por empresas que buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente. ... Está ligada ao conceito de liderança sustentável, que se baseia em três âmbitos: cultural, social e ambiental.
A responsabilidade social individual inclui o engajamento de cada pessoa em relação à comunidade onde vive, o que pode ser expresso como um interesse para o que está acontecendo na comunidade, bem como na participação ativa na resolução de alguns dos problemas locais.
Por isso, trouxemos algumas formas de responsabilidade social para você aplicar na sua organização hoje mesmo!
As empresas socialmente responsáveis não só elevam a satisfação dos funcionários e a fidelidade dos seus clientes e, possuem uma maior capacidade de competitividade e inovação. ...
As empresas que apoiam projetos sociais conseguem promover de forma sólida a imagem da sua marca como socialmente responsável. ... Esses, por sua vez, acabam criando um vínculo emotivo com a marca e enxergam mais valor no seu produto/serviço – um valor intangível.
O consumidor mais informado será mais crítico e seletivo e poderá eleger, em seus atos de compra, as empresas cujas ações de Responsabilidade Social Empresarial se destacam, "punindo" ou "premiando" de forma legítima, e assim incentivando as melhores empresas a aprofundarem suas ações de RSE e de sustentabilidade.
Responsabilidade social nas empresas: por que se preocupar com ela? ... Nesse sentido, a responsabilidade social nas empresas implica ter uma gestão ética que se paute por ações que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, colaborando para a preservação dos recursos ambientais e a redução da desigualdade.
As relações internacionais se estreitaram, a economia mudou, a relações sociais mudaram e problemas como a violência, as epidemias e catástrofes naturais preocupam a todos. Nessa estrutura, onde tudo está interligado, a concentração da renda e as crises econômicas desencadeiam o processo de desemprego.
Além do mais, a Responsabilidade Social visa a sustentabilidade e a sobrevivência da empresa no mercado, enquanto a Filantropia visa resolver problemas pontuais e emergenciais, não visando à sobrevivência do negócio nem a perpetuação da marca.
O que alguns chamam de responsabilidade social pode ser considerado mera filantropia. Pois: II. A realização de ações sociais de forma aleatória não passa de mera filantropia.
O CONCEITO No dicionário, o termo filantropia é definido como amor à humanidade e grande generosidade para com os outros seres humanos. ... Na prática, a filantropia é associada a organizações e pessoas que dedicam tempo e recursos em ações e projetos solidários e/ou de grande relevância social.
Enquanto a filantropia trata das ações de benemerência da empresa por meio de participações em campanhas isoladas ou do- ações aleatórias que faz a instituições sociais, o conceito de responsabilidade social possui uma amplitude muito maior.
A gestão interna da Responsabilidade Social Empresarial abrange as práticas de gestão organizacional voltadas para os colaboradores da organização considerando melhores condições de trabalho, saúde e segurança, remuneração adequada, dentre outros.
Concentra iniciativas em três pilares: “Marcas e Produtos”, “Rede de Relações” e “Gestão e Organização”, com o objetivo de ir além de neutralizar os efeitos gerados pelo próprio negócio e promover o impacto positivo nos âmbitos econômico, ambiental, social e cultural.
Desde 2007, somos uma empresa 100% carbono neutro. Isso significa que contabilizamos o carbono de tudo o que fazemos, direta e indiretamente, em toda a nossa cadeia. Consideramos desde o impacto da extração de matéria-prima, até o descarte de produtos, passando por transporte e atividades das fábricas.
90% de nossas fórmulas são feitas com ingredientes naturais e, portanto, renováveis. Unimos os ativos mais eficazes da biodiversidade brasileira com as substâncias mais potentes da ciência mundial. Também não testamos em animais desde 2006. Para nós, natureza, beleza e tecnologia podem e devem caminhar juntas.
A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo.
4 resposta(s)