Higienize bem os Grãos em água filtrada ou mineral usando sua Peneira, removendo esses resíduos e volte a adicionar leite fresco e fermentar normalmente.
Para manter o kefir sempre saudável e produtivo, deve-se sempre armazená-lo em um recipiente com leite ou água com açúcar após cada fermentação, lembrando de não utilizar utensílios de metal e de sempre tapar o recipiente com uma gaze ou pano limpo ou papel toalha, para que ele não tenha contato com moscas ou formigas.
Para conservar kefir durante alguns dias, até 1 semana, coloque os grãos num recipiente e adicione leite ou água, dependendo do tipo de grão (a medida é 100 ml de leite ou de água com açúcar mascavo para cada 1 colher de sopa de kefir). Tampe com e guarde na geladeira durante o tempo que desejar.
# Apesar do tempo para fermentação ser de até 72 horas ou 3 dias, há recomendações de que se a temperatura do ambiente estiver acima de 20º, o kefir não deverá ser consumido se foi fermentado por mais de 36 horas.
Você saberá que o kefir está dando certo quando, depois de fermentado, o leite fica mais grosso, na consistência de iogurte. A coloração normal dos grãos é mais branquinha, se você encontrar algum mais escuro ou amarronzado, descarte!
Os cuidados que você tem que ter com o kefir para evitar que a sua colônia morra
Mas a afirmação de que se a bebida for consumida após 12h de fermentação, ela “solta” o intestino, se consumida em 24h, regula o intestino ou então se consumida em 48h, prende o intestino, precisa ser analisada.
Indica-se que a mistura seja colocada em um pote de vidro, que não deve ser tampado, apenas coberto por um pano e mantida a temperatura média de 20ºC a 37ºC. Para consumir um kefir, é indicado o tempo de fermentação médio de 6 horas. Para obter o produto mais denso e ácido, o processo deve durar até três dias.
Qual é melhor, afinal? Cada tipo de kefir tem vantagens e desvantagens. O de leite tem mais probióticos, possui nutrientes adicionais, como o cálcio e uma boa quantidade de proteína, além de todos os oito aminoácidos essenciais. Já o de água é mais rápido de ser feito, além de ser muito fácil de consumir.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE KEFIR DE ÁGUA E KEFIR DE LEITE Resumidamente o kefir de água é mais barato de se cultivar e não é tão eficaz em probióticos quanto o kefir de leite. Enquanto o kefir de água tem 13 cepas de probióticos, o kefir do leite tem cerca de 40 cepas. – Os dois são colônias de microrganismos.
A bebida do Kefir de leite lembra muito um iogurte natural, com sabor mais “azedinho” e textura bastante cremosa. A cada novo processo de fermentação, os grãos de Kefir alimentam-se da lactose (o açúcar presente no leite), e se multiplicam.
Para transformar grãos de kefir leite em kefir de água, é simples. Você vai precisar pegar os seus grãos atuais e adpatar o kefir para a nova realidade. Como? Basta colocá-los na água diretamente, com um pouco de leite.
Como saber se o kefir morreu
Para preparar o kefir utilize 1 colher de sopa de grãos de kefir com 2 xícaras de leite vegetal caseiro. Adicione 1 colher de açúcar ao leite, antes de adicionar os grãos de kefir. Isso ajudará os grãos a fazer o processo fermentativo. Deixe o leite fermentando em temperatura ambiente por 24 horas.
KEFIR DE LEITE DE AMÊNDOAS Misture, tampe com pano e um elástico. Leve para fermentar por 24 horas. Agora é só coar o liquido, voltar os grãos para uma nova fermentação. Levar o leite de amendoas fermentado a geladeira.
A Vida Veg oferece iogurtes à base de soja, amêndoa, arroz ou coco, e suas versões light são adoçadas com uma mistura de açúcar orgânico e stevia (metade de cada). As embalagens de 450 ml custam em torno de R$ 9,90 e as de 170 ml, R$ 4,90. A marca também tem leites, queijos e shakes – todos de origem vegetal.
Em um pote de vidro, coloque 1 litro de água filtrada em temperatura ambiente. Adicione duas colheres de sopa de grãos de kefir de água. Adicione 1 colher de sopa de açúcar mascavo....
Você pode encontrar na internet, em fóruns e comunidades, pessoas que doam grãos de Kefir ou até mesmo, em lojas especializadas que fornecem tanto treinamento quanto os próprios grãos de Kefir. Portanto, se você conhece alguém que cultiva o kefir, peça a essa pessoa alguns grãos.
Nos mesmos locais em que você encontra doadores, você pode achar pessoas que querem receber o alimento. Nesse caso, são os grãos de kefir que são doados. O micro-organismo pode ser doado de forma desidratada e congelada. O degelo só deve ocorrer no momento em que os grãos forem colocados no substrato de leite ou água.