O microcontrolador nada mais é do que um chip de circuito integrado único, que contém um núcleo de processador, memória e periféricos de entrada e saída que podem ser programados. Eles são usados em sistemas embarcados, que produzem uma sequência de tarefas pré-estabelecidas, controladas pelos dispositivos em questão.
Se você deseja um microcontrolador que seja mais compatível com funcionalidades DSP de grande esforço computacional, é necessário priorizar os dispositivos que suportam altas frequências de trabalho. A Microchip, por exemplo, possui MCUs de 32 bits de alto desempenho que operam a até 300MHz.
Aula teórica 3 – Componentes do microcontrolador.
Microcontrolador é um pequeno computador (SoC) num único circuito integrado o qual contém um núcleo de processador, memória e periféricos programáveis de entrada e saída. ... Microcontroladores de sinal misto são comuns, integrando componentes analógicos necessários para controlar sistemas eletrônicos não digitais.
Principais constituintes de um microcontrolador:
Existem diversas vantagens no uso de microcontroladores para a construção de circuitos eletrônicos. Dente elas, podemos citar as seguintes: Custos baixos de projeto e construção. Consumo de energia mínimo.
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
Como Usar um PIC Um PIC vem "vazio" de fábrica. Apenas a CPU contém o set de instruções que o tipo escolhido oferece. Assim, o primeiro passo para se usar um PIC no projeto é saber trabalhar com o set de instruções disponível para elaborar um programa que possa ser usado pelo microcontrolador.
O pic pode ser visto externamente como um circuito integrado TTL ou CMOS normal, mas internamente dispõe de todos os dispositivos típicos de um sistema microprocessado, ou seja: Uma CPU (Central Processor Unit ou Unidade de Processamento Central) e sua finalidade é interpretar as instruções de programa; Uma memória ...
4 – Gravação do PIC16F628A usando MicroBRN Observe no lado direito da tela que ao selecionar o chip 16F628A, o programa já informa a maneira como o microcontrolador deve ser encaixado no gravador. O círculo amarelo em cima do chip indica o pino 1. Pronto. Agora é só montar o circuito e testar o PIC !
Como gravar PIC 18F4550 com Pickit3
Configuração
Para configurar um tempo de 10 segundos, o botão Up deverá ser pressionado 10 vezes, pois cada toque incrementa 1 segundo. Se precisar diminuir esse tempo é só pressionar o botão Down tantas vezes quanto for a quantidade em segundos, exemplo, se precisar diminuir 3 segundos o botão Down deverá ser pressionado 3 vezes.
Para programar um microcontrolador você deve primeiro ter um conhecimento básico sobre programação. As linguagens mais usadas são: Assembly, C, Visual Basic e Pascal. Na programação utiliza-se um software, onde você escreve as instruções lógicas, e depois compila, gerando um arquivo no formato *. hex (hexadecimal).
Iremos mostrar como programar STM32 em C fazendo um pisca LED com o LED PC13. Selecione a linha de informações do GPIO para abrir as opções. Mantenha as configurações como estão apenas mudando o User Label para BUILTIN_LED. Esse label irá facilitar na hora da programação.
“O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
A partir do Arduino, é possível executar projetos de automação residencial e comercial, conectando motores, lâmpadas e uma infinidade de sensores a ele. Ainda mais que existem versões muito reduzidas da placa, permitindo que os projetos caibam mesmo em lugares onde não há muito espaço disponível.
Uma placa dessas geralmente é usada para automação de projetos eletrônicos e/ou robóticos, feito por amadores e também por profissionais. Ela facilita a prototipagem, implementação ou emulação do controle de sistema interativos, seja ele doméstico, comercial ou móvel.