O ciclo da goiabeira 'Paluma', entre a poda até o início da colheita dos frutos, variou de 189 dias (podas em novembro e dezembro) a 203 dias (poda em fevereiro). Independentemente da época de poda, as plantas submetidas à poda longa apresentaram maior emissão de brotos novos e maior número de ramos estabelecidos.
lua minguante
O segredo para produzir goiaba o ano inteiro, aliando técnicas de adubação e irrigação, está na poda. Os galhos que já deram frutos são cortados e os novos nascem cheios de flores. Desta forma, ele chega a colher 22 toneladas por mês.
Para uma boa nutrição, faça adubação orgânica com uso anual de cerca de 25 litros de esterco de curral por planta. No caso de adubação química, a análise do solo mostra as quantidades necessárias de nutrientes.
Os fungicidas à base de tebuconazole, isolado ou em mistura com o oxicloreto de cobre, são eficientes para o controle da ferrugem da goiabeira; Quatro pulverizações são suficientes para controlar a doença em épocas de maior epidemia da ferrugem.
Um dos cuidados necessários com o manejo no goiabal é a proteção do fruto. O fruticultor explica que para evitar o sol forte, o ataque de insetos e de pássaros, a goiaba é envolta com um papel. "O ensacamento de cada goiaba é uma proteção natural, evitando ainda a mosca da fruta", disse Júlio.
Para acabar com esse problema, basta ensacar as goiabas assim que atingirem de 2 a 3 cm de diâmetro. É importante que se faça um rasgo na parte inferior do saquinho para que não haja umidade excessiva em seu interior. O material para ensacamento dos frutos pode ser adquirido em casas especializadas do ramo.
um ano
“A primeira poda é a de formação, quando a árvore tá pequenininha ainda. Você vai cortar o ponteiro dela e deixar de três a quatro galhos pra começar a produzir. Depois, vem a segunda poda, que é a de condução. Ou seja, você vai fazer que a planta seja conduzida na forma de taça.
Coloque seu pote em uma área com sol pleno. As goiabas não precisam de muita água, mesmo no tempo quente. Durante o verão, regue sua planta de goiaba 2-3 vezes por mês, profundamente. As goiabas são resistentes à seca, então tente não molhá-las demais, especialmente durante o inverno.
Remova todos os ramos que estão crescendo juntos ou competindo por espaço. Tente podar tanto o topo da árvore quanto sua vegetação mais abaixo, ao alcance da tesoura. Isso permite que mais luz do sol alcance os galhos sombreados, incentivando-os a produzir frutos.
Em estudos realizados pela Embrapa Semiárido, o enraizamento da goiabeira vem sendo realizado com sucesso com a adição de solução de AIB na dosagem de 1.
O porta-enxerto é formado por sementes retiradas de frutos maduros, provenientes de plantas matrizes, que devem ser secadas à sombra e tratadas antes de serem semeadas em sacos plásticos de polietileno contendo a mistura de terra de barranco + esterco de curral + areia.
As goiabeiras precisam de solo bem drenado. Com o intuito de ajudar na drenagem, quando for preparar o vaso, coloque uma camada de pedras no fundo.
inverno
Confira como fazer uma poda eficiente e que não prejudicará a árvore:
A poda deve ser realizada por pessoas especializadas e a melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, de maio a agosto. A poda feita no período chuvoso pode contribuir para que a árvore, com a exposição do corte, possa ser contaminada com fungos e bactérias resultando no seu apodrecimento.
Tratamento pós-poda As substâncias mais utilizadas são: calda bordalesa, parafina, mastique e cera de enxerto. Nunca use substâncias corrosivas como piche, tintas, graxas ou alcatrão, pois destroem o tecido celular da árvore.
PlantaSonya - Onde cortar e quando podar uma Azaléia. As Azaléias devem ser podadas no início da primavera ou quando as flores já estiverem em plena floração.
As roseiras devem ser podadas quando se encontram no período de dormência, com execpção das roseiras que apenas florescem uma única vez no Verão. Por essa razão, a melhor altura para podar roseiras situação entre Janeiro a Fevereiro, tendo em conta a possibilidade de ocorrência de geadas.
Se houver necessidade de reduzir o comprimento de um galho maior, faça a poda junto a um galho secundário ou a uma gema. Cortes realizados entre gemas ou galhos podem resultar no apodrecimento do caule, na produção de brotos e em crescimento desordenado. Pequenos galhos podem ser cortados com tesouras de poda manual.
Cinco adubos caseiros para acelerar o crescimento das plantas
Seja como for, não tenha medo de podar os galhos que estejam causando problemas. Pode os galhos para moldar a árvore. Caso queira dar à planta um formato mais arredondado ou uniforme, corte os galhos que estejam se sobressaindo em ângulos esquisitos. Bastam uns poucos cortes para fazer uma grande diferença.
Tipos de Poda