Fixadores externos são aparelhos utilizados na parte externa dos membros (braço, antebraço, coxa, perna) para promover a fixação dos ossos durante o tratamento ortopédico. Estes aparelhos são presos aos ossos por fios transósseos ou pinos rosqueáveis.
Ela é uma intervenção cirúrgica feita nas extremidades de osso fraturado, com o objetivo de unir as bordas do osso, para que a fratura seja corrigida.
Uma placa de fíbula é um suporte de metal especializado ligado à fíbula, um dos ossos longos da parte inferior da perna, quando a integridade do osso está seriamente comprometida. A fíbula, também conhecida como um dos ossos da panturrilha, está localizada lateralmente ou na parte externa da parte inferior da perna.
O tempo de recuperação total de uma fratura pode ser 20 dias a 6 meses ou mais, dependendo da idade e capacidade de recuperação da pessoa.
Uma fratura de ossos da perna leva em média 3 a 4 meses para consolidação, porém pode levar mais tempo dependendo de outros fatores. Só seria um sinal de complicação a falta de consolidação após 6 meses.
As fraturas do Quinto Metatarso podem ocorrer em regiões distintas desse osso ( Região proximal , Diáfise , Colo e Cabeça ). Sendo assim o tratamento realizado e consequentemente a recuperação , podem ser diferentes . Em geral , o tempo de consolidação pode variar de 6 a 12 semanas .
Uma fratura de Lisfranc é uma ruptura completa do segundo osso metatarso, que liga o segundo dedo do pé aos ossos da parte posterior do pé. Uma fratura-luxação de Lisfranc ocorre quando os fragmentos fraturados do osso ficam separados entre si (deslocados).
Os metatarsos são os ossos longos que se articulam com os dedos dos pés. O 2º ao 4º metatarso estão localizados no antepé e se ligam com os ossos cuneiformes e a cuboide (ossos do tarso), além de estarem envolvidos pela musculatura intrínseca.
O corte no osso metatarso é realizado através desta pequena incisão cirúrgica e, algumas vezes, dispensa a sutura da pele. Local da incisão, demonstrado pela flecha, entre os tendões e nervos, sem comprometer tais estruturas.
A fratura por estresse ocorre quando o osso é submetido a cargas muito intensas e não suporta tamanha pressão. Em outras palavras, a sobrecarga e o aumento do impacto vão fragilizando o osso a ponto de fazê-lo quebrar.
O trincado é apenas uma fratura incompleta, e se classifica em fratura em torus, quando é do lado convexo do osso, e em galho verde, quando é do lado côncavo do osso. A fratura total é mais complicada de se resolver, pois é preciso imobilizar, repousar e esperar se curar sozinho.
Normalmente leva de 6 a 8 semanas para ocorrer a consolidação total de uma fratura por estresse. Durante esse tempo, mude para atividades que coloquem menos estresse nos pé e pernas.