A ínsula tem forma triangular com vértice ínfero-anterior, está separada dos lobos vizinhos por sulcos pré-insulares. Possui cinco giros (curtos e longos). Suas principais funções são fazer parte do sistema límbico e coordenar quaisquer emoções, além de ser responsável pelo paladar.
O lobo parietal, localizado na parte superior do cérebro, é constituído por duas subdivisões - a anterior e a posterior. A zona anterior designa-se por córtex somatossensorial e tem por função possibilitar a recepção de sensações, como o tato, a dor, a temperatura do corpo.
O córtex cerebral é a camada mais superficial do cérebro, e compõe a maior parte da substância cinzenta do cérebro. Existe também um córtex cerebeloso, que forma a camada superficial do cerebelo (ou pequeno cérebro). O córtex cerebral tem 2-5 mm de espessura, e é responsável por cerca de 80% da massa total do cérebro.
O lobo parietal é aquela área de integração onde passa boa parte da informação do restante das regiões cerebrais. É ele quem organiza, quem nos permite sentir e compreender a realidade que nos rodeia.
Cada osso parietal se articula com os ossos: frontal, parietal contralateral, temporal, occipital e esfenoide....As bordas do osso parietal incluem:
Lobo temporal é a estrutura responsável pelo gerenciamento da memória. Fica localizado na parte lateral do cérebro. Os lobos temporais estão localizados na zona por cima das orelhas, tendo como principal função processar os estímulos auditivos. ...
Significado de Uncus substantivo [Medicina] Gancho; zona do hipocampo com essa forma ou aparência; gancho da circunvolução do hipocampo.
Giro temporal inferior: localizado inferiormente ao sulco temporal inferior, estendendo-se para a face inferior do telencéfalo. Relacionado com funções visuais secundárias, como a identificação de objetos e formas complexas.
Pedúnculo cerebelar médio é a estrutura que dá a fixação do cerebelo à ponte. Existem também o pedúnculo cerebelar inferior, que fixa o cerebelo ao bulbo, e o pedúnculo cerebelar superior, que liga o cerebelo ao mesencéfalo.
Internamente, o cerebelo é preenchido pela substância branca, que forma um miolo central, formado por fibras próprias, fibras de projeção e axônios mielínicos das células de Purkinje. Superficialmente, o córtex cerebelar é coberto pela substância cinzenta, formando as fissuras.
Formação reticular é uma parte do tronco cerebral (ou tronco encefálico) que está envolvida em ações como os ciclos de sono, o despertar e a filtragem de estímulos sensoriais, para distinguir os estímulos relevantes dos estímulos irrelevantes. A sua principal função é ativar o córtex cerebral.