Músculo Oblíquo Interno do Abdome Recobre a face anterior e lateral do abdome, está situado entre dois músculos, o m. obliquo externo do abdome e o m. transverso do abdome. Algumas de suas fibras se continuam com o funículo espermático para formar o m.
Suas funções são a flexão lateral do tronco, flexão do quadril (sendo o mais forte músculo flexor desta região) e rotação lateral da coxa, sendo um importante músculo da deambulação. Ele também é um importante estabilizador da pelve.
Os músculos que participam da composição da parede abdominal são o quadrado lombar, psoas maior e ilíaco (posteriormente), transverso do abdome, oblíquo interno e oblíquo externo (lateralmente) e os retos abdominais (anteriormente).
Neste exame estudam-se os músculos da parede abdominal, responsáveis pela sustentação dos órgãos na cavidade abdominal.
A musculatura ântero-lateral se apresenta em dois grupos: um ântero-lateral, formado pelos m.m. o oblíquo externo, oblíquo interno e transverso, todos laminares e com suas fibras orientadas em sentido diferente e outro, situado medianamente, constituído pelo m. reto do abdome e pelo m. piramidal.
Resposta. Resposta: Diafragma• Lâmina músculo-tendínea que separa as cavidades do tórax e abdome;• Coração repousa sobre sua parte tendínea centralInserções:• Anterior – processo xifoide;• Lateral – face interna das 6 costelas inferiores;• Posterior – coluna vertebral.
MÚSCULOS DO TÓRAX
A parede torácica é formada por todos os tecidos de revestimento e músculos dessa região.
A contração do músculo transverso do tórax puxa as cartilagens costais caudalmente, auxiliando assim na expiração. Entretanto, ele não é considerado parte dos músculos respiratórios primários, como os músculos intercostais ou o diafragma.