A grande diferença da prova digital do Enem para o formato impresso é que, no Enem Digital, os candidatos respondem às questões direto em um computador, em vez de utilizarem cadernos de questões e cartões-resposta de papel. As provas digitais serão realizadas em laboratórios de informática de universidades.
O Enem impresso é o formato tradicional do exame, realizado em papel. O Enem digital, que será aplicado pela primeira vez em 2021, é o formato informatizado da prova —nele, o candidato fará o exame diretamente no computador.
Uma prova EAD funciona de maneira semelhante a uma prova convencional, podendo ser de múltipla escola, discursiva ou uma mistura de ambas. Ela também vale nota e normalmente serve como critério para que o aluno possa ser aprovado em um curso a distância.
A avaliação é composta por 10 questões objetivas, classificadas em níveis e grau de dificuldades diferenciadas, contemplando das aulas 01 a 05. Avaliação fica disponível no Campus Virtual do aluno, em prazo definido no calendário acadêmico, e, para realizá-la basta acessar o ambiente virtual em cada disciplina.
Depois do envio das respostas, a prova é corrigida pela banca de tutores da Anhanguera, e o estudante fica sabendo se foi aprovado numa média de 2 a 4 dias após a realização da prova. O resultado também pode ser conferido na área do candidato, onde o vestibulando já pode dar continuidade na matrícula.
As matérias que caem no vestibular das provas mais tradicionais são Ciências Humanas ― Português, História, Geografia e Língua Estrangeira ―, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza ― Física, Química e Biologia.