Sc é um dígrafo quando seguido das vogais e ou i. Representa um único som, assumindo o valor fonético /s/: nascer, piscina, descida. Sc é um encontro consonantal quando seguido das vogais a, o ou u e de outras consoantes, com r ou l. Representando dois sons distintos: descoberta, escrever, ofuscar.
Para entendermos melhor abaixo, dois grupos de palavras que ilustram a situação: Eloquência –a vogal u é pronunciada, portanto não apresenta dígrafo. Questão – a vogal u não é pronunciada, portanto possui o dígrafo QU. Linguiça - a vogal u é pronunciada, portanto não apresenta dígrafo.
FEBRE: NÃO É DÍGRAFO POIS BR É ENCONTRO CONSONANTAL.
Além do encontro consonantal, o dígrafo também pode ser confundido com o encontro vocálico. Este acontece quando existe uma sequência de vogais na mesma palavra. Os encontros vocálicos podem ser classificados como: Ditongo: ocorre quando a palavra é composta por uma semivogal e uma vogal, seguidas uma da outra.
Chamamos de encontro consonantal o agrupamento de consoantes, em sequência, na palavra, fazendo parte da mesma sílaba ou não. Os encontros consonantais possuem classificações: podem ser puros (também chamados de perfeitos) ou disjuntos (também chamados de imperfeitos).
A diferença é… Nos encontros consonantais cada consoante mantém a sua unidade sonora. Cada letra é pronunciada individualmente, apresentando o seu próprio som. Nos dígrafos cada consoante perde a sua unidade sonora. O conjunto das duas letras apresenta um só som.
É dígrafo quando a vogal u não é pronunciada, mas é encontro consonantal quando a vogal u é pronunciada. Dígrafo: guerra, guitarra. Encontro consonantal: aguentar, pinguim.
No alfabeto português, são chamadas de consoantes: B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z . A letra H não é propriamente denominada nem consoante e nem vogal por não possuir som ou ruído e por isso, se torna a única letra diacrítica.
Exemplos de palavras iniciadas por consoantes:
Com quatro consoantes juntas existem muitas palavras na língua portuguesa. Eis alguns exemplos: abstracção, abstracto, abstruso, construção, construir, instrução, instrumento, instrutor, monstro, monstruosidade, obstrução, obstruir, obstrutor.
São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.
Como ensinar as vogais?
- Comece pelas vogais. A primeira coisa é ensinar-lhe as letras e o som que representa cada uma delas. O normal é começar com as vogais. Sente-se com o seu filho e trace com ele as 5 vogais em grande num papel em branco, uma e outra vez até que a criança consiga fazê-lo sozinha.