Verbos de elocução são verbos que anunciam o discurso, ou seja, introduzem uma fala, indicando as atitudes e ações das personagens. ... perguntou (verbo perguntar); respondeu (verbo responder); disse (verbo dizer);
Os verbos dicendi ou “de dizer” são aqueles que usamos para introduzir um diálogo. Geralmente é utilizado em entrevistas jornalísticas, contos de ficção, como romances, e prosas. Alguns exemplos de verbos dicendi: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc.
A expressão dicendi vem do latim e significa “dizer”. É por isso que aqueles verbos empregados com esse sentido também são conhecidos como verbos de elocução/de declaração, ou seja, verbos que apresentam a maneira pela qual alguém se expressa.
➡ Os verbos de enunciação são os verbos que anunciam a fala das personagens. No discurso direto, eles podem aparecer antes da fala das personagens, depois da fala ou, ainda, no meio da fala.
1. Boa e elegante enunciação de pensamentos pela palavra. 3. [ Retórica ] Parte da retórica relativa à escolha das palavras e do estilo.
Verbos Introdutores O narrador, para introduzir o diálogo, utiliza verbos chamados verbos introdutores, adequando-os à intensidade da voz e aos sentimentos expressos nas falas das personagens, evitando as repetições.
O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.