A modificação das técnicas de amamentação orientadas por um consultor pode ajudar no tratamento da mastite. Atualmente, quando são necessários antibióticos, prefere-se a dicloxacilina, cefalexina ou outras escolhas eficazes contra o Staphylococcus aureus (S. aureus).
As mastites que não sejam tratadas adequadamente ou que sejam devidas a um ducto bloqueado podem causar um abscesso (coleção de pus ) mamário, o que geralmente requer drenagem cirúrgica. Durante a lactação , no entanto, o abscesso é raro, afetando apenas 0,4 a 0,5% das mulheres que amamentam.
Quais são os as causas da mastite? Durante a amamentação, a mastite pode ser causada pelo acúmulo de leite nas mamas ou por um bloqueio no ducto mamário, ou seja, o canal por onde o leite passa.
A mastite normalmente produz sintomas como:
Como saber se é mastite? É impossível ignorar os sintomas da mastite na amamentação: um dos seios duro, vermelho e dolorido em pelo menos um quadrante (é raro ter mastite nas duas mamas ao mesmo tempo), febre, mal-estar e calafrios.
A mastite é uma inflamação e infecção da mama. Ela é benigna e é comum em mulheres que estão amamentando (mastite puerperal). Porém, pode afetar as mulheres em outros momentos também. Nesses outros casos, é chamada de mastite não-puerperal.
“Se a mãe sentir dor e tiver as fissuras, a primeira medida é corrigir a forma de o bebê amamentar. Não adianta passar pomada cicatrizante se o bebê continua mamando errado. Depois, os cremes de lanolina são hidratantes, assim como de óleo de girassol, que é também cicatrizante.
Para evitar tudo isso, aqui estão seis coisas que você pode fazer para evitar as fissuras:
sobre a lansinoh E eu tô expert no assunto, testei algumas receitas caseiras e pomadas para tratar essas fissuras, mas a Lanolina HPA Lansinoh foi disparado a melhor de todas. Lanolina é uma gordura extraída da lã da ovelha, um produto natural gerado pela indústria têxtil como sub produto da produção de lã.
Indicado para pessoas que apresentam o bico do peito plano ou invertido, ou até para minimizar as dores do início da amamentação, esse acessório tem sido cada vez mais usado, chegando a constar em listas de chá de bebê.
Para limpar a mamadeira, especialmente o bico de silicone e a chupeta do bebê, o que se pode fazer é lavar primeiro com água quente, detergente e um escova própria que chegue ao fundo da mamadeira, para remover os resíduos visíveis e depois deve-se esterilizar com água fervente para matar os germes que causam mau ...
Depois do bebê sentir a pele do seio conversando e se sentindo calmo e aconchegado, posicione a boca sobre o mamilo. Teste a postura semideita com o bebê sobre sua barriga, a gravidade irá ajudar melhorar a pega. Caso ele se mostrar irritado, coloque o bico e retire no meio da mamada. Volte tentar na próxima mamada.
Caso você esteja fazendo uso do bico intermediário e queira deixar este costume de lado, existem algumas dicas para descomplicar esse momento. Confira: Quando o bebê estiver sonolento, procure amamentar sem o uso do bico para que ele se acostume; Estimule o contato pele a pele para induzir a amamentação direta no peito.
Aponte o bico do protetor de mamilo para a ponta do nariz do bebê. Quando o bebê abrir bem a boca, conduza o protetor na direção do seu palato para garantir a pega correta. As consultoras de amamentação ou aleitamento podem fornecer orientações sobre a utilização adequada dos protetores de mamilo.
O que passar nos mamilos No banho é recomendado passar apenas água e sabonete na mama e depois secar com movimentos suaves, usando uma toalha macia. A seguir deve-se colocar discos de amamentação dentro do sutiã porque isso ajuda a manter os mamilos mais confortáveis e secos, evitando infecções.