A palavra é de origem grega, através do latim, constituída pelas duas primeiras letras do alfabeto grego, e significa um conjunto de letras usadas para escrever. Apesar de ter se tornado comum o termo alfabeto por alfa e beta, o idioma fenício séculos antes já trazia Alef e Bet, as duas primeiras letras.
Estas seriam as primeiras escritas de caráter essencialmente fonético. ... Após a decadência de Ugarit, a escrita fenícia, mais limitada, pois era formada de 22 caracteres, todos representando consoantes, como ocorre na maioria das línguas semíticas, deu origem a outros alfabetos no Mediterrâneo e no Oriente Médio.
Quando um som é emitido com passagem livre do ar pela boca, havendo vibração das cordas vocais, é considerado uma vogal. Quando um som é emitido com algum tipo de obstáculo à passagem do ar, que pode ser feito pela língua, pelos dentes ou pelo lábio, é considerado uma consoante.
São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.
As cinco vogais são representadas pelas letras A, E, I, O, U, na forma maiúscula, e por a, e, i, o, u, na forma minúscula.
Como ensinar as vogais?
Uma opção interessante para trabalhar o aprendizado das vogais de forma lúdica é apresentar o jogo adaptado do mico. Usualmente, os jogadores formam pares com figuras de bichos (macaca e macaco, gata e gato, galinha e galo etc.) e evitam encontrar a carta do mico: aquela que não forma nenhum par.
Na produção de um fonema vocálico (vogal) não há obstáculo para a saída do ar. ... São as seguintes vogais existentes na Língua Portuguesa: 5 letras vogais: a, e, i, o, u.