Como tratar: o tratamento normalmente é feito com o uso de antibióticos, sendo os mais comumente indicados pelo médico Penicilina, Cefalosporina, Eritromicina e Cloranfenicol.
Abaixo de 200 Unidades/ml em adultos; Abaixo de 50 U/ml em crianças menores de 2 anos; Abaixo de 160 U/ml em crianças entre 2-4 anos; Entre 160-300 U/ml em crianças entre 4-12 anos.
O exame ASLO tem como objetivo identificar a presença de uma toxina liberada pela bactéria Streptococcus pyogenes, a estreptolisina O. Caso a infecção por essa bactéria não seja identificada e tratada com antibióticos, a pessoa pode desenvolver algumas complicações, como glomerulonefrite e febre reumática, por exemplo.
O resultado é dado em títulos, sendo considerado normal um título de até 1:20. No entanto, resultados superiores a 1:20 não indicam necessariamente artrite reumatoide, devendo o médico solicitar outros exames.
Ele possui o objetivo de apresentar para a empresa se o colaborador continua apto a realizar suas funções ou se adquiriu alguma doença devido seu trabalho. São exames feitos por colaboradores que ficaram ausentes durante 30 dias ou mais devido alguma complicação na saúde (sendo devido ao trabalho ou não).
Quais são os exames ASO obrigatórios?
ASO é Atestado de Saúde Ocupacional, um importante documento da Medicina do Trabalho. Como o nome sugere, tem o objetivo de atestar se o funcionário está apto ou não para exercer as suas funções profissionais para o cargo indicado.
O Atestado ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) é um documento emitido por um médico especializado em medicina do trabalho. Este documento visa atestar a condição do funcionário como apto ou inapto a realizar determinada ação.
ASO: o que deve conter?
Médico generalista ou de outra especialidade pode emitir o ASO, desde que: - seja formalmente designados pelo médico coordenador do PCMSO; - esteja registrados no CRM do local onde realiza o ato médico; - seja familiarizado com os princípios da patologia ocupacional.
A sigla ASO diz respeito ao Atestado de Saúde Ocupacional. Trata-se, essencialmente, de uma declaração médica para indicar se o funcionário examinado estaria apto ou não para seus bons serviços e funções dentro do local de trabalho.
As disposições legais fixam que o profissional que emitir o atestado ASO deverá fazê-lo em duas vias:
O ASO é obrigatório a todos os empregadores e empresas que contratem trabalhadores como empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os custos referentes aos atestados e exames realizados devem ser pagos pelo empregador , ficando o empregado responsável pelo comparecimento à Clínica.
As disposições legais fixam que o profissional que emitir o atestado ASO deverá fazê-lo em duas vias:
O ASO deverá ser realizado nas seguintes circunstâncias abaixo:
Para as empresas de risco ocupacional 1 e 2 como, por exemplo, escritórios, escolas e comércio em geral, os funcionários entre 18 e 45 anos de idade devem realizar o exame periódico a cada 2 anos. Os funcionários menores de 18 anos e maiores de 45 anos devem fazer o exame anualmente.
O valor do exame varia um pouco de clínica para outra, mas em média, custa entre R$ 20,00 e R$ 50,00. O custo pode ser minimizado quando a empresa empregadora conta com uma clínica de exame admissional em SP parceira.
Quais documentos admissionais devem ser solicitados?
Os exames serão realizados normalmente na sua clínica de medicina ocupacional. Feitos os exames, deve-se encaminhar as imagens/gráficos para a empresa contratada. Esta, por sua vez, designará o médico especialista para fazer a avaliação dos exames.
135 dias