Resposta. São as larvas,mais especificamente pois tem também os ovos e o casulo!
O zangão, zângão ou abelhão é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às obreiras e pela ausência de ferrão. Alheio às atividades de manutenção da colmeia, não produz mel porque não possui os órgãos essenciais para tais atividades.
Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.
As abelhas da colméia tinham cerca de 2 centímetros de comprimento. A abelha-rainha, cerca de 4 centímetros.
O tempo de vida varia entre os indivíduos da colônia. Em Apis mellifera, uma rainha pode viver, em média, dois anos de idade. As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias.
Devido ao consumo desse alimento, a abelha rainha chega a viver por até 5 anos, enquanto a maior parte das abelhas comuns vive apenas 45 dias. A observação da existência da Geleia Real ocorreu apenas no século XVIII, quando o naturalista François Huber notou que algumas das larvas eram cercadas por esse alimento.
Em Apis mellifera, a abelha europeia, a expectativa de vida depende da classe. Nas operárias, cerca de 40 dias no verão a 150 dias no inverno. Nos zangões, cerca de 50 dias. Na rainha de 2 até 5 anos.
Assim como a abelha rainha, a função do zangão (que é o macho) é reprodutiva. Ele realiza o voo nupcial, fecunda a abelha rainha e em algumas espécies, morre após a cópula ou é abandonado pela colônia de abelhas por não ter mais “utilidade”.
abelha