Mas uma das maneiras é considerar que violência é algo mais grave do que indisciplina e pressupõe um tipo de ato que pode ser punido fora do ambiente escolar, inclusive, pelo Código Penal. Violência seria agressão física, assédio, bullying, ameaça, injúria, calúnia. É mais do que a mera indisciplina”, diz Calbucci.
A disciplina deve ser encarada de modo satisfatório, onde o aluno tenha prazer em aprender, aceitando que a indisciplina é algo que só atrapalha na construção dos saberes, segundo Koff e Pereira (1999, p. 149) : ... Neste caso, o professor deve buscar conversar e ouvir os alunos.
A avaliação formativa é um método que avalia os alunos à medida que eles aprendem, a fim de ajudá-los a ter consciência e controle de seu próprio aprendizado, assim como ajudá-lo, enquanto professor, a planejar lições com base nessa avaliação contínua.
Como fazer uma avaliação formativa O ideal é que não seja muito distante, como avaliar um semestre, por exemplo. Pode ser feita em blocos separando os assuntos como auto avaliação do aluno, avaliação do processo de ensino aprendizagem ou avaliação do professor dependendo do objetivo do professor.
A hora-atividade pode ser considerada como um momento reservado ao professor para planejar as suas aulas, estudar, corrigir trabalhos e avaliações, preencher documentos, atender pais, trocar ideias com seus pares, isto é realizar atividades correlatas a função docente.