Resposta: O Desenvolvimento Organizacional é um processo que está relacionado com a Teoria Comportamental. O autor que iniciou os estudos sobre essa teoria foi Leland Bradford. Essa teoria aborda os estudos do comportamento humano e da estrutura.
O desenvolvimento organizacional surgiu em 1962 para facilitar o desenvolvimento e o crescimento das organizações. Sua definição é de comportamentalismo característico que se refere à organização como um conjunto de atividades diferentes realizadas por pessoas diferentes que trabalham em prol da mesma.
O desenvolvimento organizacional diz respeito a uma estratégia que visa, por meio da compreensão dos ambientes internos e externos, a mudar certos comportamentos, padrões, crenças, valores e atitudes dos profissionais, a fim de evidenciar o que a empresa considera adequado nesses ambientes.
O desenvolvimento organizacional é uma estratégia que visa, a partir da análise desses fatores internos e externos, aperfeiçoar crenças, valores e as estruturas organizacionais, para que a empresa consiga acompanhar as mudanças e tendências do mercado para garantir seu funcionamento.
Definição de Organizações Se caracterizam pela existência de objetivos, planejamento, divisão do trabalho e estrutura hierarquizada. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, atuam de maneira interativa com o meio ambiente que as cerca.
Sobre as características das organizações formais que são a divisão do trabalho, especialização, hierarquia, distribuição da autoridade e da responsabilidade e racionalismo, veja o vídeo abaixo que eu explico melhor.
As principais características da organização formal são:
Organização no trabalho é uma tarefa que tem como objetivo aumentar a produtividade e o rendimento da equipe diante das inúmeras demandas diárias. ... Porém, antes de ser produtivo e executar as tarefas com sucesso, a organização no trabalho é um fator fundamental.
* Projeto e Organização do Trabalho * O projeto de organização do trabalho é a parte da engenharia de produção que trata de entender e estudar os recursos humanos vistos como estando diretamente dentro da esfera de atividades da administração da produção.
A formalização compreende as normas e procedimentos concebidos para lidar com as contin- gências enfrentadas pela organização. As normas definem o que pode ou não ser feito, e os procedi- mentos indicam os passos e seqüências que se relacionam entre si e que são necessários ao cumpri- mento das normas.
A organização social do trabalho na sociedade capitalista, portanto, teria por consequência a desigualdade social, já que o aumento da produtividade (e, portanto, o aumento do trabalho) não garante melhores condições de vida ao trabalhador. Ao mesmo tempo, a dinâmica aumenta o lucro dos burgueses.
Os 4 tipos de cultura organizacional são os seguintes: cultura do poder (alta centralização no comando), Cultura de papéis (foco na função), Cultura de tarefas (perspectiva direcionada ao problema) e Cultura de pessoas (maior relevância para os talentos da empresa).
5 dicas para se adaptar à cultura organizacional
Funções da cultura organizacional As culturas organizacionais atendem a duas funções importantes: adaptação externa e integração interna. Adaptação externa De acordo com Edgar H. Schein, ele define com cinco elementos desse conceito.