A partir da observação de fatos e fenômenos in loco, o antropólogo coleta, analisa e interpreta dados e aspectos culturais com o intuito de examinar como se dá a vida social na realidade cotidiana de determinados indivíduos e grupos.
O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Esta rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, etc...
Resposta. A antropologia engloba o estudo do ser humano como ser que faz cultura. Explora as culturas de diferentes épocas e lugares, suas origens e crescimento, suas semelhanças e distinções. Tem seu ponto de interesse voltado para o compreensão da conduta cultural humano, obtido por prática social.
Desde o início do século XX, com pensadores como Franz Boas e Bronislaw Malinowski, as diferenças entre culturas passaram a ser interpretadas em estudos antropológicos com base na ideia de relativismo cultural. Esse conceito rompia com a tendência etnocêntrica das pesquisas culturais de cunho evolucionista.
Antropólogo polonês, considerado fundador da escola funcionalista da Antropologia. Para ele a cultura é uma totalidade em funcionamento que integra hábitos, costumes, técnicas e crenças. Todo elemento cultural deve ser estudado em seu contexto.
O relativismo cultural é uma perspectiva muito cara aos estudos das culturas, em especial àqueles realizados pela antropologia. Esse conceito reivindica o caráter singular de cada cultura, o que as tornam inteligíveis apenas a partir de seus próprios códigos.
1) A importância que o relativismo cultural trás é a visão de que todas as crenças, costumes e etnias são relativas dentro do seu próprio contexto social. ... 2) A etnografia descreve a língua, raça, cultura de um determinado povo, sem essa percepção seria inútil o estudo de culturas diferentes.
Relativismo cultural significa que cada cultura é relativa a si mesma. Não é possível, por exemplo, ser europeu e julgar a cultura brasileira a partir de seus próprios valores. Não existe um critério absoluto e universal para organizar, analisar ou mesmo julgar as diferentes culturas que existem ao redor do mundo.
Resposta. "Relativismo cultural,é uma forma de encarar a diversidade sem impor valores e normas alheios. Ou seja é você aceitar as difencas das outras pessoas sem criticar,e sem julgar as diferentes culturas que temos! e é também o inverso de "etnocentrismo".
O relativismo, enquanto posição filosófica, defende que o conhecimento é relativo ao sujeito que conhece ou a um ponto de vista. O corolário do relativismo cognitivo é a suposição ontológica de que a realidade não existe em si mesma, independentemente de um ponto de vista sobre ela.
Na cultura popular, cabe de um tudo: música, canto, dança, encenações, festas, literatura, jogos, brincadeiras, artesanato, culinária tradicional etc. Transmitida de geração em geração, de forma oral ou por imitação, ela nasce do conhecimento, dos costumes e das tradições de um povo.
A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.
Exemplos de cultura popular brasileira: - Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.
Cultura popular se refere à interação entre pessoas de uma mesma sociedade, essa varia de acordo com as transformações ocorridas no meio social.
De uma forma bem simples, podemos definir, em um primeiro instante, cultura popular como todas aquelas práticas e representações culturais vivenciadas no cotidiano de atores sociais específicos, distantes do racionalismo científico, como forma de recriação do seu universo: crenças, hábitos, costumes, conhecimento.
A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. ... Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.
A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.
A grande maioria da cultura popular é transmitida oralmente, dos elementos mais velhos da sociedade para os mais novos. A cultura popular surgiu graças à interação contínua entre pessoas de regiões diferentes e à necessidade do ser humano de se enquadrar ao seu ambiente envolvente.
Ao contrário da 'cultura de elite', a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. ... A inspiração da cultura popular vem dos acontecimentos corriqueiros.
Com base nos dados da pesquisa de Décio Torres, o fenômeno pop está definido no âmbito das artes plásticas como um movimento da arte ocidental que surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos. Com as raízes fixadas no urbano, a arte pop reflete as ânsias dos grandes centros, como Londres, Nova Iorque e São Francisco.
A diferença entre cultura erudita e popular é que, na erudita, você tem quase que necessariamente um estudo, um aprofundamento, um conhecimento mais rebuscado”, explica o professor. Já a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, espontâneo, e não ao conhecimento científico.