O curso de Farmácia prepara o aluno para trabalhar no ramo de fármacos, medicamentos, cosméticos, controle, produção e análise de alimentos, além de realizar análises clínicas e toxicológicas. O campo de trabalho do farmacêutico é amplo.
Sabemos todos que o curso de medicina é o de maior carga horária e maior exigência quanto ao número de créditos mas suas matérias não exigem tanto raciocínio e pensamento lógico do aluno, apenas concentração! ... " O curso de farmácia é o mais difícil de todos os da área de saúde, superando até mesmo o de medicina.
Por Denise Polato, farmacêutica Compete ao médico, entre inúmeras outras atribuições, prescrever os medicamentos e, ao farmacêutico, também dentre outros aspectos, dispensá-los ao paciente.
Além de atividades práticas em laboratórios, quem estuda biomedicina tem aulas sobre interpretação de exames diagnósticos. O curso de Farmácia, por sua vez, tem disciplinas mais focadas na saúde da população.
Enquanto o Farmacêutico ajuda na criação dos fármacos, o Bioquímico estuda a sua reação no corpo das pessoas. E, claro, o contrário também é verdadeiro, já que o graduado em bioquímica também pode participar do processo de desenvolvimento de substâncias, e o farmacêutico, fazer a análise desses compostos.
O farmacêutico-bioquímico é responsável pela pesquisa e concepção de remédios. Realiza exames em clínicas de análise e auxilia nos diagnósticos. Cuida de pacientes em casa, em clínicas e hospitais. Trabalha em farmácias orientando consumidores e manipulando medicamentos.
A Bioquímica é a parte da Biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula.