Não há necessidade de procurar um podólogo na grande maioria dos casos, pois você pode retirá-los com um removedor de calos adequado....
Traga o seu pé até o joelho oposto e flexione o pé para que a bola do pé se move para fora. Segure o removedor de calos com a volta dele para o pé, lixe/remove a pele em um movimento para baixo. Repete o movimento para trás e para a frente até que não haja mais calos na pele para remover; o pé deve ficar liso.
5 passos para eliminar calos em casa
Uma boa forma de eliminar calos secos é aplicar uma mistura de aspirina com limão, pois a aspirina contém substâncias que ajudam a eliminar a pele seca enquanto que o limão amolece e renova a pele, ajudando a remoção completa do calo.
Não há nada mais simples: encha um recipiente adequado para os pés e adicione apenas água morna e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, mexa e mergulhe os pés ali, deixando descansar por cerca de 10 minutos. Depois disso, lave com água e aplique seu hidratante favorito.
Utilize água, sabonete e escovinha ou esponja para lavar todo o pé com cuidado, inclusive as unhas e os espaços entre os dedos, que podem abrigar fungos e bactérias. Evite utilizar pedras-pomes, pois, ao contrário do que se pensa, elas podem estimular a formação de uma camada mais grossa de pele.
8 melhores cremes para os pés ficarem hidratados e saudáveis
Idealmente a bolha não deve ser estourada porque isso aumenta o risco de infecção da pele. Normalmente, a bolha é produzida pelo corpo para proteger os tecidos da pele que estão inflamados. Assim, a bolha evita pancadas no local e também protege contra a entrada de vírus e bactérias que podem causar uma infecção.
A melhor maneira de tratar os calos e calosidades dos pés é eliminar a fonte de pressão que fez com que eles surgissem. O podologista pode encontrar a causa do excesso de pressão através do exame do seu pé. Algumas alterações estruturais dos dedos podem ser a origem do calos e das calosidades dos pés.
Os calos surgem devido ao atrito repetido em determinada região, deixando a pele mais grossa e rígida. Os calos podem aparecer em qualquer região de acordo com o agente responsável pelo contato e pressão repetida, como por exemplo o uso de sapatos apertados que favorecem o aparecimento de calo nos pés.