A justiça comutativa trata da relação entre dois indivíduos. Ela trata, portanto, na terminologia da tradição aristotélica, de relações da parte com a parte no interior do todo social. A justiça distributiva tem como objeto as relações da comunidade com os seus membros.
A Justiça comutativa exige que cada pessoa dê a outra o que lhe é devido. A Justiça distributiva manda que a sociedade dê a cada particular o bem que lhe é devido. A Justiça geral, social ou legal determina que as partes da sociedade dêem à comunidade o bem que lhe é devido.
Justiça distributiva designa um construto relacionado à maneira como as pessoas avaliam as distribuições de bens positivos (renda, liberdade, cargos políticos) ou negativos (punições, sanções, penalidades) na sociedade.
Segundo Aristóteles a justiça é uma disposição de caráter que torna os homens propensos a fazer e desejar o justo. Este primeiro sentido de justiça é chamado de absoluto e corresponde à virtude em sua totalidade, enquanto uma parte da virtude, a igualdade, será objeto da justiça em seu caráter particular.
O principal fundamento da Justiça é a IGUALDADE, sendo esta aplicada de várias maneiras. O princípio da IGUALDADE, assim, é entendido por ARISTÓTELES de duas formas fundamentais, originando daí duas espécies de JUSTIÇA: a DISTRIBUTIVA e a CORRETIVA. Esta última, por sua vez, subdivide-se em COMUTATIVA e JUDICIAL.
É nesse sentido que Aristóteles define a justiça como sendo a virtude completa, pois quando me submeto e cumpro a lei, esta me ordena a praticar a virtude e a me afastar dos vícios. Ela é perfeita, pois faz o homem agir conforme a virtude e se dá no seio das relações comunitárias.
A justiça aparece em sua obra vinculada a noção de virtude, pois tanto a virtude quanto a justiça são caracterizadas por Aristóteles como “disposição de caráter”. A justiça é uma virtude total, completa, pois o homem justo pode exercer sua virtude não só em relação a si mesmo, como também em relação ao próximo.
Platão e Aristóteles representam a base da idéia de justiça no mundo ocidental, de maneira que podemos encontrar ali o direito como mecanismo social responsável por um tipo de ajustamento das relações sociais e políticas.
Resposta. cidade ideal para Platão é onde haveria a tão sonhada justiça, essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. Pra ele, uma cidade só poderia existir se cada homem cumprisse suas funções, então ele dividiu os homens em três classificações: a dos artesãos, a dos guerreiros e a dos filósofos.
A Cidade Ideal de Platão No livro A República, Platão formula uma cidade ideal, onde para ele haveria a tão sonhada justiça. Essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. ... Como no corpo humano, a cabeça é que governa, na cidade ideal, caberia àqueles dotados da razão, os filósofos, o dever de governar a cidade.
Para Platão, a forma de governo adequada para a cidade ideal é a sofocracia, ou seja, o poder a partir da sabedoria, pois para o filósofo somente ao detentor da sabedoria é dada a condição de governar a cidade a contento. ... A ideia de justiça e a formação da cidade ideal na República de Platão.
Platão reconhece a justiça como sinônimo de harmonia social, relacionando também esse conceito à ideia de que o justo é aquele que se comporta de acordo com a lei. ... Já Trasímaco com argumentos contrários a Sócrates, disse que a Justiça é relativa, depende do interesse do mais forte, qual seja o que detém o poder.
Para Platão, o Estado deve ser composto por cidadãos virtuosos. Destacando sempre que o bom governo é aquele que governa para o povo e não para si, tendo sempre em vista propiciar meios que leve os cidadãos ao bem em si.
Explicação: O Estado de Platão. É no Estado, ou seja, no consórcio político dos homens, que, segundo Platão, podem realizar-se as supremas exigências da vida moral. ... Em duas de suas obras, República e Leis, pondera Platão que só se chegará ao bem comum quando a política tiver como finalidade a justiça.
Para Platão a finalidade da política é a felicidade coletiva, enquanto a ética tem por finalidade a felicidade individual. Portanto ética e política tem fins morais. Assim, Platão dividiu a formação política da cidade em três espécies de virtudes baseadas na alma. A primeira virtude era a da sabedoria, o governante.
Significado de Justo substantivo masculino Quem age ou vive seguindo as normas da justiça e da moral; honesto. [Religião] Considerado puro diante de Deus; puro: os justos alcançarão os Céus. adjetivo Em conformidade com a justiça, com a razão; em que há equidade.
Ser justo é uma característica de “nova vida” concedida por Deus a todo cristão, graças ao que Jesus Cristo fez por nós na cruz, nos purificando de nossos pecados e nos reconciliando com o Pai. Mas ser justo também é sobre ser íntegro, correto, piedoso. Enfim, sobre ser autêntico na fé que professamos.
1 Conforme à justiça, à razão e ao direito. 2 Que é imparcial no julgamento; íntegro, probo, reto. ... 5 Que é devido por direito ou dever; merecido. 6 Que é moralmente correto, que tem justeza.
Abraão