Em torno da I guerra mundial, a disciplina antropologia se desenvolveu e começou a ganhar nome com “quatro pais”: Franz Boas, Marcel Mauss, Malinowski e Radcliffe- Brown. Estes antropólogos que iniciariam os debates estruturais das principais escolas que temos hoje em dia.
Resenha 5-Pais Fundadores da Etnografia Boas e Malinowski, Notas de estudo de Antropologia. “Os pais fundadores da Etnografia: Boas e Malinowski” In: Aprender Antropologia. Franz Boas, Ruth Benedict, Edward Sapir e Malinowski.
Capítulo 5 – Os primeiros teóricos da Antropologia: Durkheim e Mauss Durkheim e Mauss surgem para dar à Antropologia um verdadeiro objeto científico, a constituição de um quadro teórico, conceitos e modelos próprios da investigação social.
Mauss e Durkheim - Primeiros Teóricos - Antropologia I.
No final do século XVIII é que começa a se constituir um saber científico que toma o homem como objeto de conhecimento. Segunda metade do séc. XIX, a antropologia se atribui objetos empíricos autônomos: as sociedades "primitivas", ou seja, exteriores às áreas de civilizações européias ou norte-americanas.
Claude Lévi-Strauss nasceu em Bruxelas, na Bélgica, em 1908.
A antropologia surgiu como ciência no início do século XX, com a sistematização dos estudos sobre culturas consideradas “exóticas”. No Brasil, a antropologia se desenvolveu através dos estudos de pesquisadores europeus sobre as sociedades indígenas no território brasileiro.
A antropologia foi reconhecida recentemente (em termos históricos) como uma ciência autônoma. Todavia, antes disso, era identificada como um ramo da história natural e narrava a evolução do homem de acordo com o conceito civilizacional.
Resposta. Resposta: O principal fator social que conduz ao surgimento deste campo de conhecimento foi a Revolução Industrial e suas consequências, como a divisão do trabalho e o processo de urbanização.