Microvilosidades são projeções da membrana plasmática, essa especialização de membrana é muito comum em células do intestino, já que a sua principal função é aumentar a superfície de contato, aumentando assim a capacidade de absorção de nutrientes.
O desmossomo, também chamado de mácula de adesão, é uma junção que apresenta a função de ancoragem, permitindo, portanto, que uma célula fique aderida a outra. Ele apresenta-se como uma estrutura em forma de disco, que é observada em uma célula e na adjacente a ela.
O desmossomo é um tipo de especialização da membrana plasmática. A sua função é manter as células unidas umas às outras. ... As células do tecido epitelial unem-se através de especializações da membrana, chamadas de junções celulares. São exemplos: os desmossomos, os hemidesmossomos, as zonas de oclusão e as junções gap.
Em específico as células de defesa atacam proteínas chamadas de caderinas, proporcionando a ruptura dos desmossomos. Com essa ruptura as células da pele e de mucosas se separam, resultando na formação de bolhas e acúmulo de líquido.
Plasmodesmos são canais responsáveis pela conexão citoplasmática entre células vizinhas, possibilitando a troca de moléculas de informação, funcionais, estruturais ou ainda de xenobióticos entre as células pertencentes a um mesmo grupo.
No interior dos plasmodesmos, existem os desmotúbulos, que são segmentos que conectam os retículos endoplasmáticos lisos das células. Portanto, entre a porção externa do desmotúbulo e a membrana plasmática forma-se um canal que permite a passagem de moléculas de uma célula à célula adjacente.
Os principais tipos de plastos são os cloroplastos, os cromoplastos e os leucoplastos. Os cloroplastos são os principais e apresentam a cor verde, em razão do pigmento clorofila.
Com base na substância que sintetizam, eles são denominados em: amiloplastos (produzem amido), proteinoplastos (produzem proteínas) e elaioplastos (produzem substâncias lipofílicas). Não pare agora...
Existem pigmentos naturais (orgânicos e inorgânicos) e sintéticos. Os pigmentos agem absorvendo seletivamente partes do espectro (ver luz) e refletindo as outras. Geralmente distinguem-se corantes entre pigmento, que é insolúvel, e tintura, líquida ou solúvel num veículo do qual resulta uma solução.
cloroplasto
clorofila
Plastídeos das plantas
Cromoplastos sintetizam e armazenam pigmentos como caroteno, xantofila e vários outros pigmentos vermelhos. Portanto, sua cor varia dependendo de qual pigmento eles contém.
Podem ser classificadas de acordo com o pigmento que possuem ou então de acordo com a substância que acumulam.
Os amiloplastos são organelas não-pigmentadas especializadas em sintetizar e estocar grânulos de amido, formados através da polimerização da molécula de glicose. Eles são encontrados em células vegetais de algumas plantas, especialmente tubérculos e bulbos, como por exemplo na batata.
Os leucoplastos são geralmente pequenos e de forma ameboide altamente mutável, sendo menores do que os cloroplastos, e podem se localizar dispersos no citoplasma, em posições periféricas, ou agrupados em torno do núcleo.
São plastídeos verdes responsáveis pela fotossíntese e produção de energia através da síntese de glicose. Eles contêm clorofila, um pigmento verde que absorve energia. Os cloroplastos são comumente encontrados em células especializadas chamadas células-guarda, localizadas em folhas e hastes das plantas.
Leucoplastos são plastídeos apigmentados, ou seja, incolores, cuja função mais importante é armazenar substâncias de reserva, das quais a mais importante é o amido. Daí o nome amiloplastos ou grãos de milho que também recebem .
Plastos da Batata Os amiloplastos são um dos tipos de leucoplastos, os leucoplastos são plastos que não possuem pigmento e portanto não possuem coloração, mas, armazenam substâncias, neste caso, o material armazenado é o amido que é um polissacarídeo e funciona como reserva energética para as células vegetais.
Resposta. Plastos (leucoplastos ou amiloplastos).
Ler artigo Célula vegetal. Qual das características abaixo NÃO está presente nas células vegetais? Parede celulósica.
A parede celulósica ou parede celular está presente nas células vegetais e ausente nas animais.
Como as células procariontes não apresentam organelas membranosas, as mitocôndrias, relacionadas com o processo de respiração celular, estão ausentes.
A célula vegetal, assim como a animal, é eucariótica, ou seja, possui núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca). Além dessa característica, essas células possuem membrana plasmática e citoplasma, estruturas comuns a qualquer célula. ... Essas estruturas são: parede celular, plastídios e vacúolo de suco celular.
- Ribossomos - atuam na formação das cadeias proteicas. - Plastos - acumular substâncias usadas na nutrição dos vegetais (leucoplastos); realizar a fotossíntese (cloroplastos). - Mitocôndrias - fornecer energia para o metabolismo celular. - Vacúolos - atuam na regulação osmótica e armazenamento de diversas substâncias.