Como já foi dito, em toda formatura que você for — em especial na colação de grau — vai se deparar com a figura do orador, que é um aluno escolhido para fazer o discurso que representa seu curso na solenidade. Ele marca a abertura de um evento recheado de emoções para estudantes, parentes e amigos.
Um bom orador é aquele que logra transmitir todo o conteúdo da sua fala com clareza, sem deixar dúvidas para aquele que o escuta, seja qual for o contexto no qual está inserido. E o orador convincente? Bem, esse tipo de orador está ligado ao que se chama de “oratória persuasiva”.
Nas cerimônias de colação de grau, o juramentista costuma ser um aluno que foi escolhido por meio de uma votação pela turma, enquanto os outros acompanham o juramento repetindo as frases conforme são citadas.
“A imposição do Grau aos alunos dos Cursos de Graduação é ato oficial e obrigatório, realizado pelo Reitor ou por seu representante legal, efetivado na Colação de Grau.” O nome do estudante deve constar da listagem emitida pelo Departamento de Administração Escolar (DAE/PROGRAD).
Muitas instituições de ensino exigem a formalização da Comissão de Formatura. Para isso é necessário criar-se uma empresa com inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Dessa forma, a comissão passa a ser uma empresa, cujos representantes legais são os integrantes da Comissão de Formatura.
8 passos para montar um processo de comissionamento para sua distribuidora
A comissão por faturamento é calculada de acordo com as vendas da empresa. Algo importante a ser levado em consideração é que o seu faturamento é a sua receita bruta – sem retirada de custos. A comissão é calculada de acordo com o faturamento do mês anterior.
Total das Vendas x Porcentagem = Comissão de Vendas 5% corresponde a 0,05. Isto é: 5 / 100 = 0,05, certo? Então, substituindo os valores na fórmula de cálculo de comissão de vendas, temos: Comissão de Vendas = 50.