O tempo definido para o compasso está relacionado com a pulsação que a música possui. ... A valsa, por exemplo, possui o tempo 3/4. De um modo geral, o tempo mais comum de aparecer em partituras, sem dúvida, é o 4/4. Mas existem inúmeras possibilidades de tempos, portanto não se limite a tocar somente tempos “redondinhos”.
É o numerador que define ritmo e a quantidade de tempo em cada compasso. Ao realizar essa divisão, define-se um determinado compasso para estilos musicais mais tradicionais. Por exemplo, a valsa tem compasso 6/8 ou 3/4, enquanto músicas populares tendem a utilizar o 4/4.
Compasso simples é aquele em que cada unidade de tempo corresponde à duração determinada pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo um compasso 2/4 possui dois pulsos com duração de 1/4 (uma semínima) cada.
O Valor do compasso é de 6 tempos. E o valor da semibreve é de 8 tempos, Se a semibreve vale 8 , a mínima vale 4, a semínima vale 2 e a colcheia vale 1 tempo. E o compasso 3/2 contém três mínimas. Pois o valor do compasso é de 3 tempos, e a semibreve vale 2 tempos e a mínima passa a valer 1 tempo.
Entende-se por unidade de tempo o valor musical que sozinho preenche um tempo do compasso. Pode-se entender que qualquer figura pode representar a unidade de tempo. ... Entende-se por unidade de compasso o valor musical que sozinho ou em junção com outro valor preenche o compasso inteiro.
No compasso composto, a divisão do tempo é ternária. Por exemplo, no compasso 6/8, um tempo equivale a uma semínima pontuada, que é divisível em três colcheias, seis semicolcheias e assim por diante. Por exemplo, na figura abaixo, todos os compassos são preenchidos com 6 colcheias.
Sendo assim a colcheia vale 1/8 de tempo e a semicolcheia valerá 1/16 de tempo. Prosseguindo chegamos a conclusão de a fusa vale 1/32 do tempo e por sua vez a semifusa valerá 1/64 do tempo.
A fórmula de compasso é um símbolo de dois números usado na notação musical ocidental, tanto no início como ao longo da partitura. O primeiro número no topo representa o número de batidas em cada compasso musical. O segundo número, na parte inferior, representa o valor em notas musicais que cada batida recebe.
O cantor não tem teclas como um piano: ele depende somente do ouvido para saber em que nota vai começar a cantar. O pianista pode olhar para o teclado e ver as notas que ele vai tocar; já o cantor (16) precisa de uma referência musical que é dada por uma introdução bem construída.
O primeiro passo é:
Todo mundo pode cantar bem. E cantar bem significa ter uma voz afinada. Para isso, basta treinar. Mas a sua voz jamais ficará igual à do seu cantor preferido, pois cada pessoa tem timbre próprio.
Para cantar melhor é preciso focar em alguns aspetos essenciais, como melhorar a capacidade respiratória, para conseguir manter uma nota sem ter de fazer pausas para respirar, melhorar a capacidade de ressonância e, por fim, treinar as cordas vocais e a laringe, para que fiquem mais fortes e consigam produzir sons mais ...
Uma boa forma de aquecer a voz é colocando a sua língua no céu da boca e fazendo sons vibrantes como “trrr”, e depois, vibrando os lábios fazendo “brr” até que o ar dos pulmões acabe. Deixe o abdômen contraído durante todo o processo. Para desaquecer, beba água na temperatura ambiente e faça pelo menos 10 bocejos.
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