Aplicação direta em solos compactados, adicionando-se de 10% a 50% em volume. A VERMICULITA EXPANDIDA favorece a aeração e permite que o solo fique solto; em solos arenosos, aumenta a retenção de água.
A vermiculita é um substrato ou condicionador com diversas utilidades. Pode ser utilizada pura para germinação de sementes e produção de mudas ou misturada com a terra, para melhorar as propriedades do solo.
Truque 1: vermiculita Ela parece um farelo bem fino ou um pó, super leve. Ao misturá-la ao substrato, a vermiculita faz o papel de acumular a água da rega, mantendo o vaso úmido por mais tempo. Vale colocá-la na terra do jardim e dos canteiros, mas nunca ultrapasse a proporção de 1/3 do substrato.
Adicionar casca de ovo como adubo Esse nutriente, encontrado na farinha de osso, no húmus de minhoca e na casca dos ovos, ajuda a deixar folhas e caules mais duros e resistentes ao vento. Se suas suculentas parecem meio “caidinhas”, experimente triturar a casca dos ovos no liquidificador e jogar esse pó na terra.
Deve ser colocada sobre a areia, uma camada de esterco curtido (seco, moído, peneirado e isento de plantas daninhas) de aproximadamente, 0,5 cm. As suculentas adoram o esterco, por ser rico em matéria orgânica e ter baixo teor de nitrogênio, esse produto acelera o crescimento radicular e a formação das mudas.
Como plantar suculentas? Aprenda a cultivá-las
Separe os seguintes itens: substrato, cascalho ou areia e adubo com nitrogênio e fósforo. Preencha o recipiente com substrato próprio para cactos, adicionando uma mistura de terra com areia para evitar um solo argiloso.
Como plantar cactos?
Para plantar os cactos em jardins ou vasos, o ideal é colocar cerca de 30 cm de pedras ou argila expandida, depois colocar terra adubada misturada com areia lavada, na proporção 2:2. O mais importante é não haver encharcamento, pois facilita a aparição de fungos, além de matar a planta.
Confira 6 Dicas Para Cuidar de Mini Cactos
A primeira coisa a levar em consideração é que os cactos, do grupo das suculentas, gostam de lugares ensolarados. "Como são plantas de deserto, apenas a claridade intensa não é suficiente. O ideal são pelo menos 2 a 3 dias de sol por semana", aconselha Roger. Muita gente costuma colocar seus mini cactos no banheiro.
A planta, no entanto, não deve ficar dentro de casa. De acordo com os ensinamentos do Feng Shui, os cactos, assim como outras plantas com espinhos, jamais podem ficar dentro de casa, pois podem levar ao conflito, à discórdia e a obstáculos.
Alguns são conhecidos como cactos-orquídeas, outros da família das Pitayas, que dão frutos comestíveis. A mais famosa é o cacto-sianinha que pode demorar décadas para florir. Costumam florescer a noite e esta flor só se abre uma vez. Então quando tiver botão fique esperto para não perder essa beleza da natureza!