Manilha velha: É como já está descrito acima, onde as manilhas são diferentes a cada mão, dependendo da "vira". Veja o exemplo abaixo, onde a "Vira" é um K, então as manilhas são os As. Note que, na regra manilha velha, não tem "vira", e as manilhas serão sempre as mesmas.
Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia. Durante as rodadas, os jogadores têm a opção de pedir Truco, Seis, Nove e Doze, aumentando o valor da rodada.
As cartas "queimadas" deverão ser mostradas a todos. Só quem poderá queimar é quem "corta" o baralho. As cartas poderão ser "queimadas" no momento dos "cortes" ou quando o embaralhador estiver distribuindo as cartas. Nesta situação, o pedido de "queima" deverá ser feito antes de o jogador olhar suas cartas.
Terminologia do jogo: TRUCO - Para pedir o aumento do valor da "mão" para 3. SEIS OU MEIO-PAU - Para pedir o aumento do valor da "mão" para 6. NOVE - Para pedir o aumento do valor da "mão" para 9. DOZE OU QUEDA - Para pedir o aumento do valor da "mão" para 12.
Na mão de onze não é possível pedir 6, ou seja, ela sempre vale 3 se for aceita ou 1 se for recusada. Se a dupla que está com 11 pontos aceitar a mão e a vencer, ela vence a partida. Mão de Ferro A mão de ferro acontece quando as duas duplas estão com 11 pontos.
Quem TRUCA ou RETRUCA no escuro ganha, em caso de empatar a jogada. Entende-se que o desfecho poderá ocorrer na segunda ou terceira vaza, não sendo obrigatório matar a jogada já na segunda vaza, a qual poderá ser novamente embuchada e seu desfecho ocorrer na terceira vaza.
1ª) Na 1ª rodada: Se o jogo for cangado na 1ª rodada, o desempate será feito na 2ª rodada. Deverá mostrar a carta, primeiramente, o jogador que cangou o jogo na 1ª rodada, sendo obrigado a mostrar sua maior carta. O jogador da direita será o próximo e o da direita deste o próximo e assim sucessivamente.
Deriva da fonética da palavra inglesa WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas. Ela me mandou uma mensagem pelo zap.
Partida - Uma partida vale 24 pontos. Truco - proposta inicial para subir o valor da mão (Truco vale 2 pontos, Retruco vale 3 e Vale 4 se disputa 4 pontos ).
O jogo é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o jogo a dupla ou trio que fizer 12 pontos. Para jogar uma mão, cada jogador recebe três cartas....Desenrolar do jogo
Caso a dupla adversária aceite o TRUCO, a equipe que conquistar a "mão", somará 3 pontos. Se o TRUCO não for aceito, a equipe que fez o pedido somará 1 ponto. Se além de aceitar o TRUCO, a dupla pedir MEIO-PAU, a "mão" só valerá 6 pontos caso a dupla adversária aceite o pedido.