Um açaizal com o manejo de mínimo impacto deverá ter por hectare, cerca de 400 touceiras, com cinco açaizeiros adultos em cada touceira; 50 palmeiras de outras espécies, sendo 20 adultas e 30 jovens; e 200 árvores folhosas, sendo 40 grossas (>45 cm de Diâmetro à Altura do Peito (DAP), 40 médias (20 a 45 cm de DAP) e ...
As adubações de plantio, formação e produção devem ser realizadas de acordo com as orientações abaixo: 1. Em cova com dimensões de 40 x 40 x 40 centímetros, aplique adubo orgânico bem curtido, que pode ser esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova), ou torta de mamona (1 litro por cova).
- Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros.
Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa.
Bagaço de cana, esterco de boi, água para umedecer e caroço do açaí. O uso adequado e na medida certa desses ingredientes, encontrados na natureza, transforma-se em adubo rico em matéria orgânica e pronto para ser usado em qualquer plantação, inclusive em hortas do quintal de casa.
Uma outra utilização dos caroços do açaí é usá-los como fonte de energia (queima) na produção de tijolos. O caroço do açaí substitui a lenha e a pesquisa constatou que o caroço se mostrou 21% mais eficiente que a lenha na hora de assar os tijolos.
Ele ensina que para se fazer o composto, é preciso separar o material orgânico vegetal, já disponível na cozinha, num balde plástico com tampa, distribuindo-o em camadas intercaladas com palha (ou restos de grama cortada no jardim da casa, folhas secas, capim cortado etc).
O uso de uma plataforma de corte para adubagem significa que, quando a grama e as folhas forem cortadas pela primeira vez, elas serão jogadas de volta para cima para dentro da plataforma de corte e, em seguida, cairão nas lâminas uma segunda vez. Dessa forma, o resíduo é finamente cortado.
Não existe segredo para iniciar a compostagem com folhas secas, basta deixar que elas se amontoam sobre o solo. A natureza se encarrega de fazer todo o processo. Como já dissemos, o tempo do processo é longo. Quanto maior a quantidade de celulose de uma folha, mais demorado será o seu tempo de compostagem.
Aquela folha seca rende um ótimo componente para adubar o solo. Se você conseguir triturar um pouco as folhas, melhor ainda, e se for aquelas bem duras, com bastante nervuras, aí é perfeito. Onde normalmente se usa bokashi ou esterco, pode colocar as folhas secas trituradas que é tiro e queda.
Caso o material fique muito seco, pode acrescentar um pouco de água para umedecer. Para acelerar o processo de decomposição, você deve distribuir o material em camadas: uma de nitrogênio (material úmido) para três camadas de carbono (material seco, como folhas, papelão e serragem).
“Para fazer o adubo você deve lavar e triturar as cascas de ovo com a ajuda de um pilão. Após formar uma espécie de 'farofa', aplique na terra em volta da planta.
Borra de café A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.
Como cuidar das suculentas: 5 dicas infalíveis
12 alimentos que podem virar adubo